Artigo

PPPs são alicerce para o desenvolvimento

É preciso destacar que as PPPs têm sido uma solução inovadora para resolver problemas de infraestrutura social no Brasil
PPPs são alicerce para o desenvolvimento
Construção de UMEIs são exemplos bem-sucedidos de PPP em Belo Horizonte | Crédito: PBH/ASSCOM

As Parcerias Público-Privadas (PPPs) são fundamentais para a melhoria da infraestrutura social no Brasil. Uma solução eficaz na construção de infraestrutura essencial, como escolas, unidades básicas de saúde, hospitais e centros comunitários.  De extrema importância, funcionam como base para o desenvolvimento humano e econômico.

Num país que ainda enfrenta sérios desafios na infraestrutura escolar: dados atualizados do Censo Escolar 2024 revelam que 647 mil estudantes estão matriculados em escolas públicas sem acesso à água potável, enquanto 357 mil frequentam unidades sem esgotamento sanitário e 347 mil estudam em escolas que sequer possuem banheiros.

A Operação Educação, realizada pela Atricon em 2023, reforça esse cenário: 89% das escolas não possuem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), 31% não têm coleta de esgoto e 62% funcionam sem bibliotecas.

Diante desse panorama, o fortalecimento de modelos como as parcerias público-privadas (PPPs) representa não só um caminho para soluções estruturantes, mas também um compromisso real com o bem-estar do cidadão e a construção de um futuro mais digno para milhares de crianças e adolescentes brasileiros. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), escolas do grupo de PPPs investem mais de 25% a mais de tempo em atividades pedagógicas em comparação com as escolas do modelo convencional.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


É notório que as PPPs têm sido uma solução inovadora para resolver problemas de infraestrutura social no Brasil, possibilitando a construção rápida e eficaz de equipamentos públicos e outros espaços essenciais ao desenvolvimento comunitário. Um modelo que tem ganhado espaço como alternativa ao processo tradicional de construção pública, permitindo que as obras sejam entregues em prazos mais curtos com eficiência e qualidade.

Quando falamos de infraestrutura social, estamos falando de transformar vidas. E as PPPs são hoje uma das ferramentas mais eficientes para acelerar essa transformação no Brasil. O modelo tradicional de construção pública, muitas vezes, esbarra em burocracias, atrasos e custos que acabam prejudicando justamente quem mais precisa — a população. Essa solução vem justamente para mudar esse cenário.

Criada no final de 2022, focada exclusivamente no mercado de infraestrutura social, a Integra faz parte dessa transformação, por meio de suas iniciativas, com a entrega de projetos como os Centros Educacionais Unificados (CEUs), por exemplo. A empresa vem se consolidando no segmento oferecendo parcerias estratégicas em projetos de desenvolvimento social. 

Atualmente, está à frente de dois contratos com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação que envolvem a construção e operação de 10 Centros Educacionais Unificados, sendo que 4 já foram entregues e estão em operação, como por exemplo, o CEU Rei Pelé e o CEU Papa Francisco. Todos construídos no prazo de apenas 18 meses.

Esse resultado só foi possível graças ao atual modelo de PPPs que tem nos permitido reduzir pela metade o tempo de execução das obras em comparação ao modelo tradicional, antecipando os benefícios às pessoas. Durante a construção dos CEUs, geramos cerca de 1.000 empregos e quando todos os 10 CEUs estiverem em operação serão 500 empregos diretos. Mais que isso: estamos promovendo o desenvolvimento econômico e social nas comunidades atendidas e temos muito orgulho de fazer parte dessa verdadeira transformação no País.

As PPPs contribuem não apenas para a entrega de infraestrutura de qualidade, mas também para a geração de emprego e o fortalecimento da economia local. Têm impacto direto nas condições de vida das comunidades atendidas. Cabe à Integra continuar sendo um agente transformador de espaços públicos e sociais, assegurando acesso à educação, saúde e lazer para milhões de brasileiros, contribuindo, com celeridade, para o efetivo exercício da cidadania.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas