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O que é preciso para uma boa franquia funcionar

O sucesso de um franqueado depende da habilidade de gestão, bem como da capacidade dele de compreender o negócio e o público local
O que é preciso para uma boa franquia funcionar
Crédito: Reprodução Adobe Stock

O mercado de franquias brasileiras está em alta. É o que apontam diferentes pesquisas. No ano de 2024, de acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor cresceu mais de 13%, com faturamento de R$ 273,08 bilhões. Os números são excelentes, positivos e chamativos. Mas, há um aspecto pouco explorado no que se refere ao assunto “franquias”: os desafios entre franqueado e franqueador.

Iniciar no empreendedorismo com o apoio de uma marca consolidada, sem dúvidas, acaba sendo vantajoso em um mercado cada vez mais competitivo. Entretanto, isso não significa que o caminho será simples e sem conflitos. Isto porque, a franquia envolve uma relação contínua de parceria. E, como acontece em toda parceria, exige ouvir, dialogar e ter as expectativas alinhadas constantemente.

Muitos empreendedores ainda iniciam no franchising com a expectativa de que a franquia está “pronta” para operar, basta somente seguir uma cartilha. Sim, existem processos que facilitam, mas o sucesso de um franqueado depende da habilidade de gestão, bem como da capacidade dele de compreender o negócio e o público local.

Do outro lado, o franqueador necessita entender que é preciso ser flexível, ouvir reclamações que podem ser por parte de suporte, operacionais ou outros desalinhamentos. O componente-chave para o franqueador é tratar cada unidade com suas próprias particularidades e desafios. Por isso, o diálogo tem que ser constante com os franqueados, essa é uma estratégia de expansão e sucesso, pois são eles quem poderá trazer ideias valiosas que podem aprimorar todo o ecossistema da marca.

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Além das dicas já abordadas, vale dizer que o alinhamento das expectativas entre franqueado e franqueador precisa existir desde as primeiras conversas. Existem etapas que avaliam a capacidade de investimento e a afinidade com os valores da marca. Porque, sobretudo, nós franqueadores não buscamos apenas investidores, mas parceiros que possuem envolvimento real com a operação e propósito da rede.

O que vai definir o êxito de uma franquia não é somente o modelo de negócios, mas como franqueador e franqueado se relacionam. O franqueador, como um apoiador, e o franqueado como comprometido. Quando ambas as partes sabem se ouvir, o desenvolvimento e a evolução acontecem de forma conjunta e são constantes e saudáveis. Todos saem ganhando. Inclusive o cliente/consumidor.

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