A sazonalidade como estratégia de crescimento do negócio

A sazonalidade é um aspecto fundamental no planejamento estratégico de qualquer empresa do setor alimentício. Acompanhar de perto as safras e as necessidades dos consumidores, que mudam conforme as estações do ano, é essencial para potencializar as vendas. Uma prova disso é o recente lançamento da linha de sopas Cucina Prima da Verdureira, que chega ao mercado no momento perfeito para atender à demanda crescente por alimentos quentes e reconfortantes nos dias frios.
Os dados internos da Verdureira corroboram a importância de alinhar os lançamentos com a sazonalidade. Observa-se que a venda de hortaliças cresce 27% no verão, enquanto a venda de legumes aumenta ainda mais durante o frio, um crescimento de 34%. No inverno de 2024, a expectativa de aumento das vendas com o lançamento das sopas também é promissora: a linha Cucina Prima Sopas deve crescer 13%.
Sabemos que o ritmo da sociedade contemporânea nem sempre permite que as pessoas cozinhem e consumam alimentos saudáveis e frescos. Os ultraprocessados acabam sendo uma saída rápida para o dia a dia. A ideia da Verdureira, então, é entregar a mesma rapidez, mas com alta qualidade nutricional. Assim, a empresa antecipa e responde às tendências do mercado.
De fato, a praticidade é uma das três maiores tendências mundiais para o setor de alimentação, de acordo com o Mintel’s 2024 Global Food and Drink Trends. Ela se traduz na busca pela otimização das refeições e atalhos para consumir comida de qualidade. Nos EUA, por exemplo, 48% dos consumidores dizem escolher alimentos fáceis/de rápido preparo sempre ou a maior parte do tempo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Trabalhar com a visão da sazonalidade não é apenas uma questão de prever quais produtos serão mais vendidos em determinadas épocas do ano; é também sobre entender o comportamento do consumidor e oferecer soluções que se encaixem perfeitamente em suas vidas. Ao lançar produtos que ressoam com as preferências sazonais, o negócio não só atende à demanda imediata, mas também dá continuidade à dinâmica de relacionamento e fidelização dos consumidores, pois é possível até mesmo superar suas expectativas.
A Verdureira consegue manter os nutrientes dos alimentos intactos a partir da técnica de cozimento sous-vide, que também preserva o sabor e as texturas dos legumes. O resultado é uma sopa nutritiva, saborosa e muito prática. A tecnologia nos mostra que é possível aliar praticidade à saudabilidade, o consumidor não precisa mais comer uma lasanha congelada para almoçar em um dia de trabalho.
Um estudo publicado no American Journal of Preventive Medicine, em 2022, mostrou que, no Brasil, o consumo de alimentos ultraprocessados foi responsável por 10,5% de todas as mortes prematuras em adultos com idade entre 30 e 69 anos no intervalo de um ano. São, portanto, soluções inovadoras como as da Verdureira que vão ganhar mais espaço no mercado.
Ouça a rádio de Minas