O varejo físico e digital no Brasil e em países hispânicos
A abordagem de aspectos da evolução mais recente do varejo físico e on line no Brasil, e com percepções deste cenário em alguns países hispânicos constituem o objetivo deste artigo.
Em relação ao Brasil, a questão cultural do varejo físico ainda é muito presente, uma vez que a relação pessoal que valoriza a comunicação direta, a construção de relacionamentos e a proximidade física são fatores essenciais para o desempenho do varejo físico. A questão da socialização, assim como a construção da confiança através de relacionamentos pessoais no comércio tradicional, pode se refletir em uma maior fidelidade de clientes.
Um outro aspecto diz respeito à questão demográfica, e embora nos últimos anos tenha havido um aumento da digitalização por parte de brasileiras e brasileiros, o fato de hoje termos uma redução da taxa de natalidade e um aumento da expectativa de vida tende a acreditarmos em uma preferência pelo varejo físico nos próximos anos. Embora tenhamos hoje um consumidor um pouco mais digital, existem também algumas tendências específicas no consumo, por exemplo, a saudabilidade e a segmentação demográfica, fatores que estão muito presentes também no varejo físico.
O Brasil e alguns países hispânicos como Argentina e Colômbia possuem altas participações do varejo físico em seus respectivos PIB anuais. No caso de Brasil e Argentina, mais de 60% cada um, e no caso da Colômbia mais de 80% anuais. E esta característica deve se manter a médio prazo.
Nesse sentido, acredito haver a tendência de que as áreas e regiões onde existir um varejo físico bem planejado, bem organizado, e com características de renovação urbana cujos atributos de venda sejam eficiência, valor agregado, e o varejo virtual integrado aos canais de venda física, possam continuar tendo a preferência dos consumidores. Dessa forma, a cultura pelo varejo físico no Brasil, e em Países hispânicos, caracterizada por ambientes calorosos, conveniência e proximidade deve permanecer viva nos próximos anos.
Ouça a rádio de Minas