Opinião

Assaltos na internet

Assaltos na internet
Crédito: Marcos Santos/USP

CARLOS PERKTOLD *

Como todos sabem, a bíblia é cheia de relatos horrorosos de crimes praticados por personagens que, com frequência, veneramos. Esses conhecidos episódios são revividos todo dia por boa parte de nós, seja como vítimas de fraude, seja como fraudadores. Quem os pratica são os modernos Abel e Caim, a representar o lado naive e o do espertalhão nas relações humanas. Não são somente os dois irmãos bíblicos a nos deixar atônitos. Ouro exemplo horrível é o do soldado Urias e o Rei Davi- exemplo de maldade praticada por um nobre que nos causa perplexidade. Estes e outros acontecimentos são repetidos, revividos, representados e modificados no tempo e no espaço neste novo paraíso chamado internet.

Diariamente somos assediados por falsos e-mails de Caims que procuram nos furtar senhas e outras informações para nos assaltar de forma digital. A internet é hoje um local de assalto. Dizem que ela tem outras partes profundas nas quais se pode contratar fornecimento de drogas, armas e até contratar assassinatos.

Mesmo na superfície, há sites nos quais o leitor, pela forma e apresentação, jura pertencer a certas instituições e são falsos. Acreditando neles, logo em seguida ele mesmo nos faz nos sentir como o sujeito que cai no conto do vigário. A diferença é que, neste, a vítima é sempre desonesta e acha que está levando vantagem sobre o ingênuo espertalhão, enquanto na internet o fraudado é cheio de virtude e ingenuidade.

Pelas aparências e o tempo em que lá se encontra, o Detran de Minas ainda não percebeu a vigarice de um site que passa por ele. Nem se sabe se o Detran quiser retirá-lo, conseguirá, porque o tal do servidor pode estar em qualquer lugarzinho do mundo e é dificílimo pegar o bandido.

Se o leitor tentar renovar sua carteira nacional de habilitação e mencionar em qualquer site de busca “renovação da CNH Detran MG”, surge o site www.mgdetran.com/CNH que já enganou muitas pessoas. São 35 páginas de explicações como, onde e quando renovar sua CNH. Difícil não acreditar nele.

O sujeito, bem intencionado, então fornece dados de cartões de crédito e é lesado rapidamente. Este articulista quase caiu na vigarice e somente fui salvo por que achei exagerada a quantidade de explicações para uma simples renovação.

Afora este acontecimento, recebo pelo menos dez a doze e-mails com vírus me informando estarem à minha disposição X reais, bastando fornecer meus dados bancários para crédito imediato, há faturas de mercadorias que jamais comprei em lojas nas quais jamais estive, ofertas de crédito de alguns milhões de dólares vindos do exterior e até mentirosas ofertas de operárias do amor. Os criadores desses sites não são diferentes dos assaltantes que nos apontam uma arma e nos leva dinheiro, celular, dignidade e nos deixa o sentimento de pura impotência.

A dificuldade de localizar e punir esses bandidos são enormes. Como usuário da internet, é preciso dobrar a atenção por que ela é um novo ponto de assalto digital como há vários objetivos e concretos pelas grandes cidades.

*Psicanalista, advogado e escritor

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas