Bússola para a liderança 2023 deve ser coerente com ética

Vou iniciar esta reflexão sobre nossos pontos de vigilância para 2023. Um primeiro ponto é a que devemos estar atentos ao contexto político global com todos os seus impactos humanos e macroeconômicos.
Externamente, a guerra na Ucrânia tem, naturalmente, um impacto relevante a ser considerado. Suas consequências em 2022 foram economicamente drásticas. Para, além disso, o sofrimento de um povo diante da decisão de Putin de evocar uma operação militar especial para libertar a população de língua russa surpreendeu o mundo.
A disputa entre países que possuem reservas de petróleo e gás e uma grande capacidade de alimentar a população mundial com uma importante produção de cereais. Essa guerra na Europa, que parecia impensável, afeta todo o globo porque gera instabilidade nas nações, aumenta os preços e contribui para a crise da pobreza mundial. Prova de que tudo pode acontecer fora de nossas normas de previsibilidade.
E como essa disputa geopolítica desafia as lideranças em Minas Gerais? Líderes de organizações devem estar conectados aos movimentos do mundo, tais como as tensões entre o Ocidente e a China, os sucessos às vezes efêmeros da penetração econômico-política na África e em outros lugares. Compreender como se dão as relações internacionais são oportunidades de desenvolvimento para as empresas ou mesmo alertas para identificar nova concorrência em um mercado global. Ou ainda, vislumbrar a cena mundial viabiliza a aplicabilidade glocal.
Pessoalmente, gosto da esperança de uma nova glocalização com o reconhecimento dos pontos fortes de cada parte do mundo, e sua vontade em construir ou manter intercâmbios, integrando que cada parte deve vencer de acordo com os recursos comprometidos. Ainda não estamos lá. Porém, os desafios climáticos certamente contribuirão para modificar certas abordagens no mundo dos negócios e nas relações de poder entre os estados.
Na esteira destas tensões climáticas urgentes de risco, convido todas as formas de liderança a continuarem a se educar e a acompanhar os desenvolvimentos científicos. Esta é nossa forma de salvar nosso planeta. A pandemia foi uma amostra de que temos capacidade e resiliência para fazer as adaptações que a nova economia demanda e a sociedade almeja.
Diante das energias alternativas, as restrições de redução ou agora o fim do fornecimento de petróleo e gás para certas partes do mundo, implicam num adiamento positivo do investimento nas chamadas energias “limpas”. Um sistema completamente diferente está sendo colocado em prática. Deve-se reconhecer que todo este sistema ainda levará tempo para se tornar operacional em larga escala, mas o caminho está em andamento e, espera-se, com descobertas a serem feitas em todas as áreas.
A luta pela biodiversidade é uma das batalhas travadas, mas envolve mais inteligência humana, que deve tomar consciência do “capital natural” e, sem dúvida, reconciliar-se com ele, pois a sociedade se isolou dele nas grandes cidades urbanas. Como francesa, rapidamente assimilei o quanto os brasileiros precisam compreender que é urgente proteger a riqueza natural desse imenso e precioso país. A natureza deste país é e sempre será seu bem mais forte. Os brasileiros precisam estar vigilantes em relação a isso pelo bem de toda a humanidade.
Conheço diversos líderes mineiros e acredito no potencial de comando que se desenvolve adentro dessas montanhas. Acredito profundamente na combinação de vários fatores que convidam ao uso de ferramentas digitais, somados a comportamentos que deem confiança numa base não artificial: confiança de intenção e confiança de competência, ou em outras palavras, confiança a priori e confiança que é construída ao longo do tempo.
De forma geral, o que vejo com grande desafio para nossos estudantes nos cursos de Administração ou Direito da faculdade SKEMA ou para aquelas lideranças já consolidadas no mercado, parte da mesma raiz: construir o propósito de suas lideranças a partir da tríade: valores éticos, empresariais e glocais. Acredito que por meio do equilíbrio entre esses valores os líderes obterão os seus pontos cardeais norteadores e adequados para a construção de universo economicamente interessante, sustentável, mais justo e coerente.
Ouça a rádio de Minas