Capital do acolhimento e do desenvolvimento nas montanhas

Quantas vezes me perguntaram por que a SKEMA escolheu Belo Horizonte e não outras capitais econômicas no Brasil? Ainda respondo com a mesma convicção de que a SKEMA chegou a esta bela capital de Minas Gerais pelas razões certas: tradição em educação de qualidade, celeiro de inovação e riqueza cultural. Não me arrependo desta escolha. E aproveito o aniversário de 123 anos da cidade, em 12/12, para detalhar um pouco sobre essa escolha.
Naturalmente, a história do desenvolvimento da Faculdade SKEMA em solo Belo-horizontino baseia-se, antes de tudo, no acolhimento. Por meio dele, pudemos construir uma rede de amigos, a começar pela Fundação Dom Cabral, cujo nível de excelência em Educação Executiva é inquestionável. Outros atores muito importantes, como a Câmara de Comércio Franco-Brasileira de Minas Gerais e muito rapidamente como a Associação Comercial e Empresarial de Minas, ACMinas, o Governo de Minas Gerais, o Consulado da França, a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e, naturalmente, os cidadãos de Belo Horizonte. Tudo isso foi decisivo nos primeiros passos da SKEMA em Belo Horizonte, a capital onde os laços entre as pessoas oferecem muitas oportunidades para aprender e fazer negócios.
Nestes quatro anos de experiência e desenvolvimento em Belo Horizonte, nossa rede foi enriquecida com novos parceiros como a FIEMG ou grandes empresas brasileiras ou internacionais foram acrescentadas ao nosso círculo de cooperação. Sim, a SKEMA continua recebendo uma calorosa recepção porque o povo de Beagá mantém o afeto e a confiança conosco. É desse acolhimento que surgem mesas rodeadas de amigos audazes e abertos a desenvolver projetos inovadores.
Além da qualidade das relações humanas experimentadas desde nossa chegada, Belo Horizonte oferece oportunidades de conexão com ecossistemas inovadores onde encontramos incubadoras, aceleradores eficientes com startups que evoluem muito rapidamente e até mesmo se juntam a grandes empresas. Tudo isso é uma escalada de habilidades que nos convida a fazer sempre melhor com conhecimentos de alto nível e referências internacionais que sugerem as chances de sucesso deste tecido de vanguarda. Inspirada pela inovação, a Faculdade SKEMA, Escola de Economia do Conhecimento em Gestão, tem estado cada vez mais orientada para uma hibridização do conhecimento através do desenvolvimento de uma Faculdade de Direito, contando com a expertise tecnológica ligada à Inteligência Artificial, mas também se aproximando de outros campos científicos.
A fim de ampliar e tentar explicar esta dinâmica criativa de novos valores empresariais em mercados que estão – acima de tudo – procurando valor de uso e experiência do cliente, devemos olhar para “por que isto está acontecendo aqui em Belo Horizonte”. Existem inevitavelmente várias explicações, algumas das quais podem me escapar, mas vejo a combinação da presença de conhecimentos mantidos e renovados pelos atores, o apoio de atores públicos e privados para desenvolver projetos e a interligação entre os atores que no nível de Minas Gerais alimentam a dinâmica local com ramificações bem além das fronteiras. Portanto, a SKEMA obviamente se sente em sintonia com esta criatividade. É seu DNA e sua própria dinâmica de desenvolvimento no Brasil. A SKEMA Ventures – incubadora de negócios – com seus professores altamente qualificados, está empenhada em colaborar com estes ecossistemas a fim de dar sua contribuição.
Só posso ligar essas habilidades inovadoras com o alto nível dos centros acadêmicos e educacionais da cidade. A UFMG tem uma liderança inquestionável em pesquisa. Em seu rastro, outros grandes centros universitários públicos e privados também testemunham a importância da cidade e sua especialização em educação. A SKEMA está encantada com isso e se alimenta da ambição de criar oportunidades de colaboração que estão sempre determinadas a combinar excelência e inovação. Não podemos esquecer de sublinhar o grande número de faculdades que preparam ambiciosamente seus alunos para ingressar no ensino superior. A SKEMA pode testemunhar isto a cada ano pelo nível dos estudantes recrutados com alto potencial, qualquer que seja sua formação, que amam o Brasil enquanto querem ganhar experiência internacional para melhor apoiar o desenvolvimento de seu país no seu retorno.
Passemos agora a um assunto que me é muito caro sobre Belo Horizonte, uma cidade cultural. Este tema é muito próximo ao anterior porque a educação é sempre acompanhada por um enriquecimento da vida cultural. Aqui novamente, Belo Horizonte é um exemplo com sua oferta de museus com exposições permanentes ou temporárias, shows, salas de concertos, escolas públicas para treinar jovens e não tão jovens talentos! Não posso deixar de mencionar alguns de meus favoritos: a Fundação d’Educação Artística, que tem a arte de descobrir e encorajar jovens talentos de todos os estilos de vida, Bravo Bérénice por esta exemplaridade! Não posso mencionar todos os lugares culturais da cidade porque são muitos, mas vou terminar com uma instituição emblemática que foi minha primeira descoberta quando cheguei em Bêlo. Esta é a Filarmônica, um espaço musical clássico que é tão intercultural e abre suas portas tanto quanto possível a todos os públicos sem nunca renunciar à excelência de sua oferta associada a uma forte determinação de elevar um grande público a um nível de cultura musical que enriquece tanto a vida humana…
Terminemos esta conversa sobre uma expertise compartilhada entre a França e o Estado de Minas Gerais: a gastronomia, que me fez esquecer a nostalgia dos queijos franceses tão bem substituída pelas delícias dos queijos mineiros! Poderíamos temer que a pandemia extinguisse esta reputação de capital de bares e restaurantes… Sem dúvida, houve, infelizmente, impactos irreparáveis para alguns estabelecimentos, mas concluir que este seria o fim desta reputação seria errado e sem contar com a resiliência e força criativa dos empreendedores gastronômicos de Belo Horizonte. Vamos nos preparar para novas descobertas. Também precisaremos deles para continuar celebrando algumas conquistas esportivas nacionais!
Vocês podem pensar que estou escrevendo uma declaração de amor à cidade de Belo Horizonte e ao estado de Minas Gerais. Isso é provavelmente verdade, mas com as férias de Natal se aproximando, não é hora de nos livrarmos de qualquer inibição e expressar nossos sentimentos? Desejemos a Belo Horizonte, tão exemplar na gestão da pandemia como tem sido o Estado de Minas Gerais, que mantenha nossa resiliência neste período de pandemia, a fim de enfrentar um futuro mais sereno em 2022.
Conheça a Faculdade SKEMA: https://www.skema.edu.br/.
Ouça a rádio de Minas