Opinião

Coerência é a base para o sucesso

Coerência é a base para o sucesso
Crédito: Divulgação

Você já reparou que usualmente nos preocupamos mais com o nosso futuro do que com o nosso momento atual? Planejamos a próxima viagem, quando iremos trocar de carro, aquela compra da casa própria ou mesmo quando alçarmos o posto de gerente ou diretor em uma grande companhia. Ficamos imaginando quando estivermos lá na frente ao ter conquistado aquilo que tanto almejamos. Se você reparar bem nos profissionais de sucesso, eles têm algo em comum: planejaram sua carreira de forma consistente, buscaram formações acadêmicas diferenciadas, aprimoraram a fluência do idioma inglês e se permitiram vivenciar situações complexas e desafiadoras para obter mais conhecimento, mais maturidade emocional e maior repertório. Tudo isso, com certeza, trouxe mais robustez às suas carreiras. Ou seja, nada ocorreu do dia para a noite. Foi tudo conquistado passo a passo.

Por isso, quando me deparo com profissionais que no primeiro problema onde trabalham já pedem demissão e partem para o próximo desafio, questiono esse tipo de posicionamento. Como fechar ciclos dessa forma e como manter a constância agindo assim? Da mesma maneira que não se pode plantar a semente e comer a fruta no mesmo dia, na jornada profissional tudo leva tempo e é preciso paciência, resiliência, cautela e sabedoria para passar por cada uma das fases de nossa vida e tirar vários aprendizados.

Você já se questionou sobre o que faz pelo seu futuro? Sabe onde quer estar daqui a três anos? Se na mesma empresa, na mesma posição? Já pensou em aprender um novo idioma? Pensa em estar solteiro(a) ou casado(a)? A vida exige sempre de nós uma decisão – por isso faço questão de falar sobre a importância do protagonismo, uma vez que a vida que você vai ter é exatamente aquela pela qual lutará.

Sua família e até mesmo a empresa onde trabalha poderão lhe apoiar em suas decisões, mas somente você saberá o que faz seus olhos brilharem e qual preço quer pagar, afinal tudo nessa vida tem um preço: a decisão e a não decisão. Já refletiu sobre o que tem feito hoje que vai refletir no seu futuro? Por isso é de vital importância a coerência, pois é ela que vai te conduzir para os próximos tempos.

Para quem tem a idade mais avançada, deve se lembrar que, em um passado recente, os grandes acordos eram fechados com a simples palavra. Não eram necessários contratos burocráticos nem advogados, como vemos hoje em dia. Hoje, é praticamente impossível fechar um acordo sem ter um detalhamento por escrito, estar tudo registrado e até mesmo assinado, com no mínimo duas testemunhas.

A palavra coerência se refere a algo congruente, com lógica, harmonia e conexão entre dois fatos ou ideias. Esse conceito costuma ser aplicado a textos escritos, falas e também ao comportamento dos indivíduos, ou seja, quando eles são coerentes em suas atitudes e têm conexão com suas palavras e vice-versa. O mercado está cada vez mais em busca de profissionais coerentes, que vivem na prática todas as características que descrevem no currículo e na entrevista de emprego. Ter coerência afeta positivamente sua credibilidade e, consequentemente, sua empregabilidade. Inclusive, nós headhunters, ou os famosos “caça-talentos”, costumamos fazer perguntas específicas para detectar aqueles candidatos que têm ideias e atitudes incoerentes e que estejam em desacordo com os valores da empresa contratante. E mesmo para ratificar que se trata de alguém que tem aderência à cultura da organização.

Por outro lado, que jogue a primeira pedra aquele que nunca foi incoerente, ou seja, disse que iria fazer algo e não fez. Nem sempre é possível alinhar o discurso à prática, porém, é preciso nos esforçarmos para que isso ocorra. Para quem quer buscar a coerência, o primeiro ponto é pensar antes de falar, pois dessa forma você se compromete exatamente com aquilo que julgar que de fato vai fazer. Pessoas impulsivas e que querem agradar a todos, usualmente são incoerentes, pois prometem mais do que podem realizar.

Se reparar bem em profissionais de sucesso, verá que são pessoas coerentes – assumem aquilo que fazem e não medem esforços para entregar o que foi pré-acordado; correto? Sendo assim, lembre-se disso antes de dizer o próximo sim e se comprometer com algo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas