Coluna Café Sem Filtro nasce em meio a cenário efervescente da iguaria

Desde que Francisco de Mello Palheta trouxe as primeiras mudas de café da Guiana Francesa para o Brasil, temos uma rica história para contar. E, para iniciar a coluna Café Sem Filtro, nada melhor do que revisitar a trajetória do café, essa iguaria tão presente em nosso dia a dia.
A história do fruto do cafeeiro começa na Etiópia, onde, segundo a lenda, um pastor de cabras chamado Kaldi descobriu a planta ao notar o efeito energizante que ela causava em seus animais. A partir de então, o café se espalhou pelo Oriente Médio, com o primeiro cultivo registrado no Iêmen, no século XV.
Já no século XVII, a bebida chegou à Europa, onde rapidamente se popularizou em casas de café. Desde então, o cultivo do café se expandiu para as Américas e outras regiões tropicais, tornando-se uma das commodities mais valiosas do mundo e claro, parte essencial da cultura global.
Curiosidade: o café é a segunda bebida mais consumida do planeta, ficando atrás apenas da água. E, segundo especialistas, a qualidade da água influencia diretamente o sabor e os sensoriais de um bom café, mas isso é tema para uma próxima coluna!
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Graças às condições climáticas e solos ideais, Minas Gerais responde por cerca de 50% da produção nacional de café, enquanto o Brasil se mantém como o maior produtor mundial, com uma participação de 30% no mercado global. E, para atestar a força desse setor, Belo Horizonte, a amada capital mineira, sedia uma das maiores feiras de negócios de café do mundo, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de novembro no Expominas.
A Semana Internacional do Café (SIC) tem como objetivo gerar oportunidades para toda a cadeia produtiva, facilitando o acesso ao mercado, promovendo negócios e compartilhando conhecimentos sobre o grão. Durante a SIC, acontece também o renomado Prêmio Coffee of the Year (COY), que busca reconhecer e celebrar os melhores cafés do Brasil.
Neste ano, 180 cafés foram classificados como finalistas, divididos entre 30 da variedade canéfora e 150 da variedade arábica. O Prêmio Coffee of the Year incentiva o aprimoramento da produção brasileira, valorizando as melhores práticas de cultivo, a agregação de valor ao produto e a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva.
Outro destaque recente, com foco em Cafés Especiais, foi o prestigiado concurso Cup of Excellence Brazil 2024. Realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês), com o apoio da Apex-Brasil e da Alliance for Coffee Excellence (ACE), todo ano esse concurso é aberto a produtores brasileiros de café arábica e tem o objetivo de recompensar a excelência no setor, além de fomentar o crescimento do agro no Brasil. Os campeões desse ano mais uma vez foram em sua grande maioria do estado de Minas Gerais, de regiões produtoras como Cerrado Mineiro, Matas de Minas e Mantiqueira de Minas.
A coluna Café Sem Filtro nasce nesse cenário de transformação e celebra um novo momento, em que a Oitenta Café se torna Oitenta Hub. Com essa mudança, nos posicionamos como um hub de negócios que leva ao público conexão, inovação, conteúdos de qualidade, informação sobre os principais eventos do setor em Minas (e além).
Bem-vindos a uma nova jornada de conteúdo relevante sobre o café, sempre autêntico e, claro, sem filtro!
Ouça a rádio de Minas