Caminhos sustentáveis

O que está por trás da deterioração da competitividade brasileira

Atualmente, o Brasil ocupa a 62ª posição de um total de 67 países

Cada vez mais os governos têm reconhecido que a competitividade é composta por elementos econômicos, sociais e ambientais. Isso aproxima a competitividade da sustentabilidade, rompendo um paradigma dicotômico que previa uma oposição entre elas. Hoje já se sabe que à medida que novos padrões mundiais vão se impondo, a sustentabilidade precisa incluir os aspectos da competitividade.

Nesse sentido, preocupa o resultado do Ranking de Competitividade de Países, publicado pelo International Institute for Management and Development(IMD), que revela uma deterioração da competitividade brasileira frente aos demais países. Atualmente, o Brasil ocupa a 62ª posição de um total de 67 países, na frente apenas de Peru, Nigéria, Gana, Argentina e Venezuela. Pelo quinto ano consecutivo, o País cai no ranking.

O índice que, no Brasil, conta com a parceria da Fundação Dom Cabral, mostra que a Eficiência do Governo no país caiu três posições. Uma queda que se deve a quatro fatores: contexto social, deterioração das finanças públicas, ambiente de negócios e política tributária. Outro aspecto foi o pilar de infraestrutura: ficamos em 64º lugar na infraestrutura de educação, perdemos uma posição na de saúde, três na de ciência, três em tecnológica e três na infraestrutura básica, que engloba regularização fundiária, saneamento básico, transportes, energia, entre outros.

O ranking é uma fonte relevante de orientação para governos e empresas identificarem áreas estratégicas que devem concentrar seus esforços e para as quais precisam implementar melhores práticas. A competitividade internacional é importante, pois países mais competitivos tendem a ter um crescimento econômico mais robusto. Isso ocorre porque em países mais competitivos as empresas tendem a ser mais produtivas e o poder de atração de investimentos estrangeiros é maior. Com economias mais fortes, os países tendem a ter melhores padrões de vida e um maior estímulo à inovação.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Embora a lista aponte apenas as áreas onde os investimentos precisam ser feitos, diversos outros instrumentos ajudam os governos a compreenderem melhor como fazer os investimentos. O Centro de Liderança Pública disponibiliza em seu site uma “Casoteca” com soluções implementadas pela administração pública de diversas esferas de governo que alcançaram resultados de destaque. Recentemente, a instituição também disponibilizou a plataforma de transformação digital, que conta com informações estruturadas sobre digitalização, automação e inteligência artificial no governo. Além disso, existem diversos prêmios de inovação que disponibilizam projetos premiados e são excelentes fontes de referência para gestores públicos que desejam acelerar o ganho de competitividade em seus territórios.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas