Conheça a DeepGovernance®: governança do topo ao todo
Nosso contexto já foi sólido e estável, mas como nos ensina o sociólogo Zygmunt Bauman, agora o mundo é líquido. Se no passado o sucesso se protegia em grandes edificações, para a travessia do momento é preciso ser barco.
A história do navio Vasa, que naufragou em 1628 devido a erros de projeto e decisões impulsionadas pela vaidade e ambição, serve como uma poderosa metáfora para os desafios enfrentados por grandes empresas contemporâneas. Embora construídas com estruturas sólidas, muitas organizações negligenciam seu lastro: a dimensão humana, que envolve propósito, ética, cultura e convivência. Para navegar nas turbulências do mundo atual, emerge a abordagem DeepGovernance®, que prioriza o equilíbrio dinâmico em um contexto volátil e incerto e em transformação.
DeepGovernance® defende que todos são agentes da governança, enfatizando que decisões conscientes e éticas em todos os níveis são absolutamente cruciais. A responsabilidade não deve recair apenas sobre os altos escalões; a liderança deve estimular diálogos abertos e ser verdadeiramente adaptável, em vez de se apegar aos paradigmas antiquados que já não funcionam para a realidade atual.
O cenário contemporâneo exige uma reestruturação significativa na governança corporativa, que não deve se limitar à mera viabilidade financeira e cumprimento de protocolos, mas abraçar a inclusão de todos os stakeholders relevantes. É imperativo adotar um modelo de governança que seja regenerativo, permitindo que a busca por lucro e pela preservação coexistam harmoniosamente.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Estamos transitando da era do conhecimento para a era dos relacionamentos, onde o “E” substitui o “OU”. Para que as organizações prosperem, líderes precisam questionar suas certezas e agir de maneira inovadora, colaborativa e inclusiva em todo o seu ecossistema.
A lição que podemos extrair da história do Vasa é clara e urgente: as organizações devem adaptar-se rapidamente com foco na preservação da vida e no bem-estar de toda a sua cadeia de relacionamento. Utilizar a governança – pública e corporativa – como pré-requisito para mitigar o caos e construir um futuro sustentável é um imperativo inegável.
DeepGovernance® é uma escolha, uma nova direção e uma atitude que se tornam essenciais na jornada para não naufragar como o Vasa. Precisamos urgentemente adotar um novo paradigma que combine robustez estrutural às dimensões intangíveis que verdadeiramente sustentam uma organização de sucesso a longo prazo. O momento de repensar e redefinir a governança é agora, se quisermos navegar com segurança nas águas incertas do futuro.
Ouça a rádio de Minas