Capitalismo Consciente

Conheça o perfil dos consumidores conscientes em 2025; eles buscam um consumo mais sustentável

Confira dados do relatório Vida Saudável e Sustentável 2024

Mais um ano se inicia com uma série de relatórios de tendências sobre consumo disponíveis e profissionais de marketing buscando entender como aplicar em seus negócios “o que vai estar em alta”, criando ou reestruturando produtos e serviços, elaborando ações e campanhas para convencer e engajar seus públicos. Mas, para além do que as pessoas dizem ter intenção de consumir, o que conta é a ação. E se todos estão com as mesmas informações em mãos, o que fazer para conseguir se diferenciar? Para as empresas pautadas nos pilares do movimento Capitalismo Consciente, ressalta-se que seus públicos têm algo em comum no comportamento: a busca por um consumo mais sustentável.

A fim de contribuir com esta tarefa, trouxe aqui dados do relatório Vida Saudável e Sustentável 2024. Publicado pela Globescan, o programa é estruturado por pesquisas on-line comparativas e representativas de quase 30.000 consumidores em 31 mercados do mundo. A edição brasileira é realizada em parceria com o Instituto Akatu e conta com a participação de 1.500 adultos. Na edição de 2024 destaca-se que o estudo segmentou os consumidores com base em suas atitudes globais de sustentabilidade, revelando dois perfis principais e altamente distintos de vida sustentável:

• Entusiastas (23% da população global pesquisada): buscam ativamente se envolver com a vida sustentável escolhendo produtos e práticas melhores e são motivados pelo desejo de impactar positivamente o meio ambiente, também estando abertos à inovação em sustentabilidade.
• Minimalistas (22%): concentram-se em reduzir sua pegada ambiental e consumo, muitas vezes priorizando a economia de custos, movidos pela praticidade e pelo desejo de fazer pequenas mudanças impactantes sem esticar seus orçamentos.

Essa segmentação evidencia a importância de ir além de uma abordagem genérica ao tratar da vida sustentável. Compreender grupos distintos de consumidores permite que as marcas desenvolvam estratégias altamente direcionadas, alinhadas às necessidades, motivações e desafios específicos de cada público. Sugere-se que para os Entusiastas, o foco seja na emoção gerada pela inovação e nas experiências enriquecedoras proporcionadas por produtos e serviços sustentáveis, ressaltando a exclusividade e a visão de futuro dessas ofertas. Para os Minimalistas, a comunicação deve destacar soluções econômicas que permitam reduzir o impacto ambiental sem prejudicar seus objetivos financeiros, apresentando-se formas práticas e acessíveis de fazer a diferença.

Como agente do Capitalismo Consciente, desejo que sua empresa tenha sucesso nas estratégias de 2025 utilizando estas informações.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas