Capitalismo Consciente

A importância do propósito para a sustentabilidade dos negócios

O mundo corporativo é pródigo em lançar tendências e, ao longo dos anos, vem se tornando o palco perfeito para que gurus e influenciadores compartilhem suas ideias, reflexões e novas perspectivas de gestão. Uma pesquisa básica fará você identificar, em grande volume, ótimas (e também descartáveis) contribuições e insights.

Em meio a tanta informação, surgem também modismos e autênticos memes corporativos, que de tanto serem repetidos, tornam-se desgastados. Tanto que alguns deles, de forma até injusta, perdem sua relevância e todo seu potencial de promoção de mudanças.

Pode-se dizer que um dos temas que tem sido repetido à exaustão é propósito. De repente, empresas e profissionais se viram compelidos a ter um para chamar de seu. A ponto de pessoas que não conseguem identificar seus propósitos pessoais se sentirem em desvantagem.

Não tenho a intenção de esgotar nessas poucas linhas uma temática tão complexa, mas preciso destacar que ter um propósito legítimo, tanto para empresas quanto para profissionais, é um incrível diferencial.

A boa notícia é que as novas gerações, o que inclui consumidores e profissionais que já ocupam cargos estratégicos nas empresas valorizam, e muito, o propósito.

Qualquer empresa pode identificar o seu. Cabe ao empresário ou empreendedor fazer uma imersão em suas motivações e necessidades fundamentais para responder algumas perguntas:

  • O que de fato motivou a criação da minha empresa?
  • De que forma o produto ou serviço que ofereço gera valor real para a sociedade?
  • O que faço está alinhado com a expectativa de todos os stakeholders que minha empresa alcança?

Empresas que respondem de forma autêntica a essas questões terão mais chances de identificar o seu propósito. E uma vez identificado, ele terá um alcance muito mais amplo do que um enunciado de missão ou visão. Será uma expressão da essência e da identidade da organização, capaz de orientar suas decisões, ações e a qualidade dos seus relacionamentos.

Portanto, mais do que um modismo passageiro, ter um propósito claro e alinhado com os valores e as expectativas dos stakeholders é fundamental para as empresas que desejam se destacar no mercado atual, cada vez mais competitivo, dinâmico e exigente. Um propósito bem definido e compartilhado pode trazer muitos benefícios para as empresas, tais como:

Criar e manter o engajamento dos colaboradores, que se sentirão parte de algo maior e mais significativo do que apenas um mero trabalho. Os colaboradores que compartilham do propósito da empresa tendem a ser mais produtivos, criativos e comprometidos com os resultados. Lembre-se: as novas gerações valorizam essa relação.

  • Fortalecer a cultura organizacional, que reflete os valores, as crenças e os comportamentos que sustentam o propósito da empresa.
  • Atrair talentos e profissionais mais engajados, que buscam por empresas que tenham um propósito compatível com os seus próprios propósitos pessoais e profissionais.
  • Conquistar clientes, que valorizam cada vez mais as empresas que têm um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.
  • Melhorar a reputação e a imagem da empresa, que passa a ser reconhecida como uma referência em seu segmento de atuação e como uma agente de transformação social, capaz de gerar valor para todos os stakeholders.

E por falar em gerar valor, esse é o propósito do Capitalismo Consciente, um movimento global que visa fazer negócios de uma forma mais consciente, impactando positivamente todos os stakeholders.

Um dos pilares desse movimento é o Propósito Maior. Embora os lucros sejam essenciais para um negócio vital e sustentável, o Capitalismo Consciente propõe uma ação empresarial que vá além do lucro, o que reflete positivamente na sociedade e traz como consequência natural, prosperidade e sustentabilidade para os negócios.

Os outros pilares são orientação para stakeholders, liderança consciente e cultura consciente. Esses quatro elementos do Capitalismo Consciente se reforçam mutuamente e descrevem uma perspectiva abrangente dos sistemas nos negócios.

E você, que lê esse texto, possui ou atua em uma empresa com propósito? O tema é relevante e merece um olhar aprofundado. Afinal, precisamos estar atentos às mudanças do mercado e acompanha-las é uma questão de sobrevivência.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas