Capitalismo Consciente

Jovens: líderes do amanhã, pro mundo

As novas gerações estão em uma posição privilegiada para influenciar positivamente o rumo dos negócios e da sociedade

Como lideranças e organizações podem contribuir com o desenvolvimento de jovens líderes?
Em um mundo que se transforma a cada dia, contribuirmos com o desenvolvimento de nossos jovens, para que sejam líderes conscientes, faz-se essencial para garantir um futuro sustentável e próspero.

As mudanças são rápidas e impulsionadas principalmente pela tecnologia e desafios ambientais. Nesse contexto, os líderes do futuro devem ser adaptáveis, resilientes e capazes de tomar decisões éticas que considerem além do lucro, o impacto social e ambiental de suas ações.

As novas gerações, especialmente os jovens entre 16 e 25 anos, estão em uma posição privilegiada para influenciar positivamente o rumo dos negócios e da sociedade, visto que estão se preparando para o mercado de trabalho, iniciando sua carreira. Momento de dedicar-se ao autoconhecimento, definição do propósito, reconhecimento das principais forças e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Importante repensar o capitalismo e um caminho é aprofundar-se no Capitalismo Consciente, movimento que tem uma abordagem de modelo de negócios que valoriza o bem-estar de todos os stakeholders, como acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente, buscando criar valor compartilhado e alinhar o sucesso financeiro das organizações com o impacto positivo na sociedade.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Os jovens líderes desejam fazer parte de algo maior, que contribua para um mundo melhor. O Capitalismo Consciente se fundamenta em quatro pilares: Propósito Maior, Orientação a Stakeholders, Liderança e Cultura Conscientes, possibilitando aos jovens combinarem suas aspirações profissionais com um propósito significativo.

Retomando a provocação inicial de como podemos contribuir, o Capitalismo Consciente desenvolveu o “Líder pro Mundo”, um programa on-line para jovens, em que cada vaga adquirida pelas empresas associadas para o desenvolvimento de seus aprendizes e estagiários, gera cinco vagas sociais para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras, contribuindo com a inclusão profissional de jovens de baixa renda.

Empresas que incentivam e apoiam esses jovens na busca por conhecimento e propósito garantem a sustentabilidade financeira e contribuem para um mundo mais justo e melhor.
Como lideranças, inspiramos pelo exemplo e temos um papel fundamental no desenvolvimento desses jovens líderes.

São esses jovens líderes do amanhã e pro mundo que construirão um futuro em que o Capitalismo Consciente prevaleça, alinhando ganhos financeiros ao impacto positivo na sociedade.

Que possamos, juntos, capacitar nossos jovens para serem esses agentes de transformação.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas