Capitalismo Consciente

Negócios Conscientes: o seu futuro hoje

Conceito baseado nos pilares do Capitalismo Consciente está ganhando cada vez mais força

Vivemos em uma era onde sustentabilidade e responsabilidade social são imperativos para o sucesso empresarial. O conceito de negócio consciente, baseado nos pilares do Capitalismo Consciente, está ganhando força à medida que consumidores exigem transparência, impacto social e valores sólidos.

Este comportamento dos consumidores deixou de ser apenas um pensamento e vem se tornando uma prática cada vez mais presente no dia a dia. O estudo PPI Brasil 2021 (Purpose Premium Index), feito pela InPress Porter Novelli, em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), revela que 90% dos consumidores confiam mais em empresas com propósito, enquanto 88% preferem marcas que defendem algo maior do que seus produtos e serviços. A autenticidade, ética, tratamento aos funcionários e proteção ao meio ambiente são fatores decisivos na escolha das marcas. Além disso, 76% percebem quando uma empresa age contra seus valores​.

Outro ponto importante é que este posicionamento não está restrito apenas ao consumidor de alta renda e tornou-se uma atitude do consumidor em geral: 86% dos consumidores das classes C, D e E priorizam marcas sustentáveis, e 76% dão preferência a marcas que apoiem causas ambientais conforme demonstra pesquisa, de 2023, da Consultoria PwC com o Instituto Locomotiva.

Por mais que existam movimentos contrários à maior consciência nos negócios, essa transformação é inevitável. As novas gerações, que estão entrando no mercado de trabalho e de consumo, trazem consigo valores fortes de sustentabilidade, transparência e responsabilidade social. Elas serão as grandes impulsionadoras dessa mudança, exigindo que as empresas se alinhem com esses princípios ou enfrentem o risco de perder relevância.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O caminho para a longevidade empresarial passa pela adoção dos princípios do Capitalismo Consciente: propósito maior, integração de stakeholders, liderança consciente e cultura consciente. Negócios que abraçam essa filosofia não só garantem sua sobrevivência em um mercado competitivo, mas também contribuem para um futuro mais justo e sustentável. Com consumidores mais conscientes e exigentes, as empresas têm a oportunidade de se destacar através de práticas éticas, transparentes e socialmente responsáveis. A transformação está em andamento, e aqueles que a abraçarem estarão na vanguarda de um novo paradigma empresarial.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas