Chiccas - Estratégias para Equidade

Quando se garante a inclusão das mulheres, se eleva a sociedade como um todo

Embora tenhamos evoluído bastante em termos da participação social e cultural feminina de lá para cá, há muito a avançar

A história social das mulheres foi marcada pelo silenciamento. Segundo a historiadora francesa Michelle Perrot, são quase nulos os registros de produções de mulheres no período medieval: “[…] no teatro da memória, as mulheres são uma leve sombra” (2017). Embora tenhamos evoluído bastante em termos da participação social e cultural feminina de lá para cá, há muito a avançar.

A assimetria que ainda marca a participação das mulheres no espaço público reproduz-se no mundo corporativo. São vários os obstáculos que interferem e dificultam a carreira feminina. Mulheres são mais interrompidas do que os homens quando falam, são mais exigidas em termos de habilidades quando estão em posições de poder, sofrem mais assédio moral e sexual desempenhando suas funções, têm a árdua tarefa de equilibrar demandas pessoais e profissionais ao longo de sua trajetória profissional. E, apesar de possuírem, em média, maior qualificação em nível educacional, essa expertise não garante equiparação em termos salariais e de representatividade.

Minas Gerais é um estado de forte representação nacional, política e econômica, com uma indústria consolidada e tradicional, mas que ainda enfrenta muitos desafios em termos de representatividade feminina. Foi pensando nisso que nasceu a Chicas, a primeira consultoria especializada em estratégias para equidade de gênero do Estado.

O projeto é fruto da união de duas mulheres que acreditam que o mundo, e especialmente o ambiente corporativo, pode ser mais acolhedor e digno para todas as mulheres, pois há muitas formas de ser mulher.

À frente da organização estamos nós: Letícia Lins e Sabrina Mendes. Uma: mulher 50+, mãe, empreendedora, professora e pesquisadora das pautas de gênero há mais de uma década. A outra: uma exímia millennial, que conecta as pautas da inovação, design e futuro, aplicadas a estratégias para transformar culturas organizacionais. Juntas somos as Chicas.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Nosso intuito nesta coluna é levantar, quinzenalmente, temáticas relacionadas à participação das mulheres no mundo corporativo, para mais pessoas e empresas, questões fundamentais para que possamos sonhar e desenhar futuros mais inclusivos, inovadores e potentes. Vem com a gente!

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas