Construindo o amanhã

O papel da educação na construção de um futuro com propósito

A formação de líderes com propósito passa pelas escola, além de ser moldada por uma rede de influências

Minha maior missão na vida é educar. Como mãe, sonho em inspirar meus filhos a construírem um mundo mais inclusivo e justo. E é esse mesmo propósito que me guia no trabalho. Quando entrei no mundo dos negócios, jamais imaginei que acabaria na educação, mas foi aqui que encontrei minha vocação. Liderar com propósito é muito mais do que atingir metas; é transformar vidas. Em um mundo marcado por desigualdades, crises climáticas e instabilidade social, líderes com propósito são essenciais. Eles compreendem que suas decisões podem moldar um futuro mais justo e sustentável, respondendo à necessidade urgente de soluções. Paul Polman, ex-CEO da Unilever, afirmou: “As empresas não podem ter sucesso em sociedades que falham”.

A COP29, realizada em novembro, em Baku, tenha talvez destacado a falta de lideranças com essa visão. Será que essa incapacidade de alcançar um consenso robusto sobre o financiamento climático reflete a ausência de líderes capazes de transcender interesses individuais em prol do bem comum?

Pensando nesses desafios que encontro a verdadeira razão do meu trabalho. A formação de líderes com propósito não começa apenas na escola; ela é moldada por uma rede de influências. Pais, familiares e comunidades desempenham papel fundamental ao cultivar valores como empatia, responsabilidade e respeito desde cedo. A escola, porém, tem o poder de consolidar esses aprendizados e ampliá-los, conectando os jovens a questões globais e mostrando como transformar valores em ações concretas.

Quando a educação prioriza ética, inovação e impacto social, ela se torna uma extensão do que é ensinado em casa, formando líderes capazes de transformar não apenas suas organizações, mas também o mundo ao seu redor. E como fazer isso? É preciso ir além do ensino tradicional, integrando disciplinas que abordem temas como ética, ESG, diversidade e equidade, e proponham reflexões profundas sobre o alinhamento entre objetivos pessoais e organizacionais. Além da teoria, oferecer vivências e experiências práticas em projetos de impacto social conecta os alunos a questões reais, ampliando sua visão de mundo.

A liderança com propósito começa com escolhas. Para jovens que buscam programas de educação, deixo um convite: escolham não só os que os ajudarão a alcançar resultados para suas carreiras e organizações, mas aqueles que também possam transformar o aprendizado em um legado que inspire e inclua. Para as escolas e educadores, o desafio é maior. Precisamos formar não só profissionais competentes, mas líderes preparados para construir um legado duradouro de impacto positivo. Que nossos currículos, métodos e exemplos em sala de aula reflitam a urgência de um futuro mais justo e sustentável.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas