Você tem assumido as decisões de sua vida?

Ao longo do dia, precisamos tomar decisões em várias esferas de nossa vida e como diz o ditado popular: “a melhor decisão é a decisão tomada”. Nunca teremos o controle de tudo e algumas escolhas serão avaliadas com o tempo, quando entendemos se foram as mais bem-sucedidas ou não. No entanto, a vida exige ação diante dos problemas e precisamos enfrentá-los, vencendo um dia após o outro.
No âmbito profissional, não é diferente. A todo momento é preciso decidir sobre contratações, demissões, entrega de projetos, prazos e inúmeras outras questões inerentes ao cargo que ocupamos. Dessa forma, decisões estruturadas e planejadas são fundamentais para o crescimento e sucesso de uma organização. Cabe ao líder reunir o máximo de competências, habilidades, comportamento e conhecimentos técnicos para embasar resoluções mais conscientes e efetivas.
E quanto a você, como tem tomado suas decisões? Você se considera uma pessoa feliz na empresa onde trabalha? Está onde planejou? São perguntas breves, mas que trazem profundas reflexões. Se a vida é nada além daquilo que permitimos, a grande pergunta que fica é: o que temos consentido em nossa vida, seja no âmbito pessoal ou no profissional?
O protagonismo é algo muito relevante para aqueles que desejam sucesso em suas carreiras profissionais. Ninguém melhor do que você para saber o que o motiva, o que proporciona satisfação. Mas, para isso, é necessário um autoconhecimento, pois somente dessa forma será possível acessar suas principais competências e habilidades, além de identificar o que ainda precisa ser melhorado. A vida é um eterno aprendizado e aprender a reaprender é a grande máxima do momento.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Muitos terceirizam suas vidas, seja para seus cônjuges e namorados ou, mesmo, para a empresa em que trabalham, tornando-se dependentes dos outros. Dessa forma, quando deixa de tomar uma decisão, permite que o outro decida por você. Mas essa decisão nem sempre estará alinhada com seus desejos. Por isso, é crucial que você mantenha o controle de sua vida. Caso contrário, poderá se encontrar na situação descrita pelo enigmático Gato Cheshire, do livro “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, que diz: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.”
Quando assumimos o protagonismo, tomamos as rédeas de nossas escolhas e ações, o que nos dá um senso de controle e empoderamento. Isso leva a uma sensação de realização pessoal e satisfação, contribuindo para uma maior felicidade. Temos a oportunidade de definir metas claras, perseguir nossos sonhos e valores, e enfrentar desafios com determinação e coragem. Essa atitude proativa nos permite moldar nosso próprio destino o que pode resultar em uma sensação de contentamento e bem-estar. Mas e você, tem assumido as decisões de sua vida ou as têm terceirizado?
Ouça a rádio de Minas