Comunicação é a base do sucesso na vida

5 de dezembro de 2023 às 0h06

Uma das habilidades mais importantes na vida das pessoas é a comunicação. Afinal, como devemos interagir com o outro? Evidentemente, para que isso ocorra com qualidade, existem algumas dicas infalíveis. A habilidade de comunicação é essencial para alcançar o sucesso em várias áreas, seja no ambiente profissional, social ou pessoal. A capacidade de se expressar de maneira clara, ouvir ativamente e transmitir informações de forma eficaz é crucial para estabelecer conexões, resolver problemas e alcançar metas.

No ambiente corporativo, falhas na comunicação entre o gestor e a equipe podem gerar inúmeros problemas de entendimento e de execução. E aqueles líderes que não sabem se comunicar com eficiência, com certeza, brevemente, poderão estar nas próximas listas de demissões, se já não foram demitidos.

Um fato é certo: os colaboradores necessitam de instruções precisas sobre suas tarefas, como executá-las em tempo hábil e, principalmente, saber o que é prioridade e o que não é. Além disso, as gerações mais novas querem conhecer o porquê, ou seja, o motivo daquela atividade, ação ou projeto e como isso vai impactar no todo da empresa.

Se a comunicação não flui, o resultado pode ser perda de tempo e de produtividade, o que gera prejuízos. Cabe às lideranças comunicar e se certificarem de que a mensagem foi compreendida. Nunca pressuponha que o outro entendeu. Fazer verificações durante a comunicação é essencial. Algo como: “Você entendeu?”, “Resume para mim o que acabamos de acordar?”. Dessa forma, você garantirá que o que foi informado ou solicitado será cumprido ou, no mínimo, assimilado. Se isso não ocorrer, você pode achar que o outro absorveu a mensagem e, quando tiver que entregar uma demanda, por exemplo, se estiver errada, terá que refazer. Isso levará mais tempo que o necessário e pode, inclusive, impactar a entrega ao seu cliente.

Comunicação fluida é algo que precisa ser aplicada do presidente ao estagiário. Usualmente, os maiores problemas na empresa começam com erros de comunicação. E claro, para melhorá-la, é preciso ler e se inteirar de assuntos correntes, bem como tendências. Isso lhe dará repertório, melhor vocabulário e uma melhor forma de como expor e defender suas ideias, dentro ou fora da organização.

Se você é um profissional que quer ter êxito na carreira e assumir posições de destaque, um aspecto com o qual precisa se preocupar constantemente é sua comunicação verbal. É por meio dela que você vai construir sua imagem, sua credibilidade e a forma como será percebido pelas outras pessoas. Tenho certeza de que você já passou por uma situação em que, em uma conversa, só a outra pessoa falava, dominando o assunto. Ou mesmo conviveu com alguém que, para toda pergunta, demorava a dar uma resposta que poderia ser objetiva.

Portanto, saber se expressar de maneira objetiva e clara é essencial para emplacar ideias, convencer clientes e, principalmente, liderar. Mas e você? É prolixo? Quando fala, as pessoas desviam os olhos, mudam de assunto, te interrompem ou pedem com frequência para explicar melhor o que diz? Se sim, no mínimo, você é prolixo! Minha recomendação é que se policie, seja mais direto e tenha uma comunicação adequada.

Na nova era de globalização, onde a palavra de ordem é “para ontem”, o tempo se tornou o bem mais precioso dos profissionais e das empresas. Assim, todos precisam compreender que, por vezes, muito tempo é desperdiçado com assuntos desnecessários e temas de pouca relevância. Para que perder horas explicando uma situação, escrevendo um texto longo ou conduzindo aquelas cansativas reuniões, se é possível ser conciso e atingir o público de maneira mais eficaz?

Muitas pessoas deixam de prosperar, seja no âmbito pessoal, seja no profissional, pelo simples fato de não passarem credibilidade na comunicação. Segundo pesquisas da Universidade da Califórnia, conduzidas pelo professor Albert Mehrabian, um dos elementos fundamentais desse processo é o tom de voz, que representa 38% da nossa influência. Ou seja, o modo como você fala produz mais impacto do que aquilo que você diz.

Você sabia que o tom de voz é um dos elementos de maior persuasão sobre a comunicação dos seres humanos? Em cada entonação, há uma série de parâmetros sonoros que dão sentido, consciente e inconscientemente, à mensagem que está sendo transmitida. Alguns deles são o timbre, a intensidade do som, a velocidade da dicção, a clareza e a projeção, por exemplo. Várias pessoas podem dizer exatamente a mesma frase, mas o tom de voz usado por elas vai comunicar informações diferentes. Pelo tom de voz, é possível sabermos se alguém está feliz, triste e até mesmo mentindo. Sendo assim, como você pode perceber, saber se comunicar é uma das principais competências e habilidades para se ter êxito na sua vida, seja no âmbito pessoal, seja no profissional, por isso busque sempre melhoria neste aspecto, para ser um profissional diferenciado.

* CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos, presente em 30 países pela Agilium Group. É conselheiro de Administração e professor convidado pela Fundação Dom Cabral; conselheiro da ABRH MG, ­ACMinas e ChildFund Brasil.

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