Lide com as incertezas positivamente

28 de novembro de 2023 às 0h06

Fato é que gostamos de estabilidade, pois é aí que temos parcialmente o controle das situações da vida, não é verdade? Eu mesmo, quando chega o domingo à noite, gosto de analisar minha agenda para ter uma visão global de como será a semana, como se, de fato, fosse acontecer aquilo tudo.

Lidar com incertezas é uma realidade constante na vida. Incertezas referem-se à falta de previsibilidade ou à certeza sobre eventos futuros ou resultados, envolvendo desde situações cotidianas até decisões importantes. Estamos frequentemente expostos a circunstâncias que não oferecem controle total sobre o que vai acontecer.

Quando o incerto chega, não adianta roteiro. É preciso inovar e ousar se quisermos sair de determinada situação. E é aí que colocamos à prova todo o nosso conhecimento. Por isso é muito importante investir no autoconhecimento para que você possa administrar melhor suas emoções quando o inesperado acontece. Ao enfrentar incertezas, você pode aprender valiosas lições sobre resiliência, adaptabilidade e gestão de situações complexas. Use essas experiências como oportunidades para crescer.

É importante que você saiba que é possível aprender a conviver com o incerto e permitir que as coisas aconteçam antes de se deixar levar pelo desespero, pois, claro, o inesperado também nos causa receio e até medo em certos casos.

Independentemente da crise, pandemia ou qualquer outra situação, é importante que você faça o seu “para casa” de forma correta, o que significa buscar se diferenciar todos os dias, adquirir novos conhecimentos, além de agregar novas competências e habilidades para que consiga solucionar os problemas existentes.

O que funciona hoje, poderá estar obsoleto amanhã, e essa máxima precisa estar em evidência cada vez mais, tanto nas empresas quanto para os profissionais, uma vez que será constante vivermos tempos incertos, ambíguos, voláteis e complexos e sobreviverão apenas aqueles que se diferenciarem para os próximos tempos.

Diante das incertezas, é muito comum termos próximas de nós, pessoas negativas. Provavelmente, você deve conhecer alguém do seu ciclo de relacionamento que acha que tudo é um problema. Sabe aquela pessoa que, na reunião, sempre coloca obstáculos para fazer algo? Ou que tem a mania de só ver o lado negativo das coisas? Então, usualmente, essas são as mesmas que ficam paralisadas em sua carreira profissional e, quando há uma lista de demissão, também são elas que lá estarão.

 Isso porque um perfil que as empresas sempre buscam são profissionais proativos, propositivos e que apresentam solução aos problemas. Vamos lembrar que, se a empresa fosse perfeita, não precisaria fazer contratações. Então, se você trabalha lá, é porque terá, constantemente, que transpor obstáculos e ser desafiado. Ficar apenas reclamando quando isso acontecer vai dispender sua energia de forma desnecessária, além de deixá-lo marcado como uma pessoa negativa, “do contra” e “reclamona”.

À medida que você coloca seu foco em um problema, ele, naturalmente, começa a se tornar mais forte.

Mas, se você está bem, é provável que reaja de maneira positiva às situações. Da mesma forma, se não estiver tão bem assim, certamente olhará para tudo de maneira mais crítica.

 Abertura mental é fundamental a qualquer profissional, independentemente do nível hierárquico que tem dentro da empresa. Do estagiário ao presidente, são requeridos planos de ação na busca dos resultados corporativos. Focar no positivo em vez do negativo é uma abordagem que pode ter um impacto significativo em sua perspectiva e bem-estar geral. Concentrar-se nas coisas boas e encontrar o lado positivo das situações pode melhorar seu humor, sua resiliência e sua capacidade de enfrentar desafios. Lembre-se que reconhecer o lado positivo das coisas não significa ignorar os desafios ou negar sentimentos negativos. É importante ter uma abordagem equilibrada, mas manter um foco no positivo pode ajudar a criar uma mentalidade mais saudável e resiliente.

Sabe aquela pessoa espontânea, criativa, sorridente, carismática e que tem uma solução para tudo?

Aposto que você conhece alguém assim; certo? É tão legal estar próximo desse tipo de gente, pois harmoniza o ambiente e proporciona leveza. E assim são as empresas: estão sempre atentas a esse perfil.

Logo, se quer ter destaque e aumentar a sua empregabilidade, tente adotar uma postura mais positiva, resolutiva e de ação. Tenho certeza que, com esse modelo mental, sua carreira só tende a decolar. E vamos combinar: é simplesmente fantástico estar próximo de gente positiva; não é? Até o clima fica mais leve! Pense nisso!

* CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos, presente em 30 países pela Agilium Group. É conselheiro de Administração e professor convidado pela Fundação Dom Cabral; conselheiro da ABRH MG, ­ACMinas e ChildFund Brasil.

Redes Sociais

Instagram: @davidbraga
Conteúdos publicados no espaço Opinião não refletem necessariamente o pensamento e linha editorial do Jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO, sendo de total responsabilidade dos/das autores/as as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail