Carreira em Foco

Critique menos e entregue mais resultados

Um dos desafios mais relevantes dentro das empresas é o alinhamento de expectativas, pois, com base nele, podem-se ter grandes resultados com menos desgastes, especialmente por ser um ambiente com pessoas muito diferentes trabalhando para chegarem ao mesmo objetivo.

Como digo constantemente, “o combinado não é caro nem barato; é o combinado”. E isso é válido não apenas para o âmbito profissional, mas também pessoal. Vamos lembrar que cada um de nós tem expectativas distintas em relação a diversos assuntos. Se não houver um momento para entender os anseios dos demais, as chances de ruídos e insucesso na entrega de algo aumentam consideravelmente.

Já é sabido que o maior problema dentro das empresas é a falta de comunicação, que precisa ser sempre clara, transparente e direta. Se você quer ser um líder eficiente, saiba que comunicar bem é um item básico de competências e habilidades. Parece simples – e até mesmo clichê – dizer isso, mas eu mesmo conheço várias lideranças que têm problemas de comunicação e, por causa disso, atrapalham o bom desempenho da companhia.

Ao assumir um novo projeto onde você trabalha, uma nova oportunidade de emprego ou uma demanda do cliente, é primordial que entenda o que é requerido de você. Nesse sentido deve-se assimilar, de forma clara, o que precisa entregar, em qual prazo, com qual qualidade e demais pontos esperados. Uma simples conversa de alinhamento pode evitar atrasos, transtornos, retrabalhos e até custos desnecessários, além de preservar a sua credibilidade, algo fundamental no âmbito empresarial.

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Ao entender o que precisa entregar, você irá compreender se tem tudo em mãos para atender às solicitações. Caso contrário, será necessário expor seu ponto de vista e iniciar as negociações, seja de prazo, seja de custos ou mesmo quantidade de pessoas envolvidas. Comunicar sempre foi e sempre será essencial e algo importante no processo de melhoria contínua.

E se falamos tanto em inovação dentro das organizações, é vital tratarmos de uma conduta que precisa ser cada vez mais explorada e incentivada no ambiente corporativo: a discussão de ideias. Parece algo simples e até mesmo interessante, mas costuma incomodar líderes e pares. Afinal, alguns gestores não gostam de dar vazão à criatividade de seus liderados, ou seja, muitos temem que eles possam apresentar ideias e soluções melhores que as suas.

Há um outro perfil de profissional que não gosta de receber críticas quanto à sua performance ou aos resultados que tem apresentado à empresa. Todavia, quando bem gerenciados, os debates sobre pontos de vista ou troca de ideias em grupo podem levar à transformação, seja dos processos e do modus operandi, seja do comportamento dos colaboradores ou do próprio business. Vamos lembrar que inovar não é exclusivamente adotar novas tecnologias, mas, sim, melhorar aquilo que você faz todos os dias: tanto para entregar com mais agilidade quanto para gerar menos custos.

Usualmente, profissionais críticos são atentos a detalhes, realizam suas atividades com esmero e com foco em qualidade e não aceitam apresentar projetos medíocres. Eles questionam o status quo e, consequentemente, tiram as pessoas ao seu redor da zona de conforto, o que pode gerar alguns incômodos. Entretanto, sabemos que o mundo está no contexto Vuca há tempos, ou seja, volátil, incerto, ambíguo e complexo. Logo, promover mudanças constantemente é vital.

Por outro lado, é importante ter em mente que a vida pede equilíbrio. Assim, você deve dosar críticas e observações mais assertivas, para que não seja o profissional chato, que sempre vê defeitos em tudo. Agindo desse modo, os colegas, inclusive, podem isolá-lo, o que seria péssimo no contexto empresarial, onde todos precisam trabalhar no coletivo. Se você tem essa postura de criticar demais, tente falar menos e fazer mais, uma vez que suas ações engajarão mais pessoas do que suas falas.

Lembre-se de que, permanentemente, somos observados e isso vai construindo nossa credibilidade e nossa imagem profissional. Portanto, a maneira como você se posiciona dirá muito sobre quem é. E qual imagem você quer que as pessoas tenham? Alguém que critica ou alguém que faz? Que aponta erros ou propõe soluções aos problemas do dia a dia? Alguém que coloca sempre as pessoas em questionamento ou aquele que agrega? É importante que sua ausência cause saudades e, não, alívio. Então, fique atento quando for promover a próxima crítica. Fale menos e faça mais: esse é o segredo do sucesso!
 

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