Carreira em Foco

Organize-se e saia à frente

A organização, que contempla desde a disposição física dos ambientes até a gestão do tempo e de tarefas, tem impactos positivos na nossa eficiência, produtividade e bem-estar geral. E nos ambientes de trabalho, tanto no formato presencial quanto home office, manter a organização é extremamente importante para qualquer profissional que busque ser mais produtivo. Afinal, ser organizado garante melhores condições de vida e facilidades no dia a dia, além do conforto. Por outro lado, a desorganização compromete a eficiência, abrindo caminho para o estresse e sérios problemas de saúde.

Saber onde estão as coisas, garantir que os processos sejam bem definidos e manter uma estrutura sistematizada nos ajuda a otimizar o tempo e a energia gastos em cada atividade. Quem é organizado, usualmente, apresenta maior capacidade de concluir tarefas com sucesso, é pontual, tem senso de urgência e melhora suas entregas. O dia tem 24 horas, e a forma como escolhemos gastar esse tempo determina os resultados que obteremos.

Quando somos organizados, temos uma visão clara das opções disponíveis, o que facilita nossa tomada de decisões. Ter informações ordenadas e acessíveis contribui para a fluidez no processo de pesquisar e analisar alternativas, antes de fazer escolhas importantes. E se somos direcionados a tomar iniciativas proativas em nossa rotina diária de trabalho, ser organizado é uma conduta vital; não é verdade? Provavelmente, você deve conhecer alguém que se comporte naturalmente dessa forma e exale credibilidade. Essa sensação não acontece por acaso.

Pessoas organizadas geralmente são vistas como confiáveis, responsáveis e capazes de lidar com desafios. Essa atitude pode abrir portas para oportunidades de crescimento na empresa em que você trabalha. E no contexto em que a inovação vem ganhando cada vez mais prioridade, uma organização bem estruturada libera espaço mental para a criatividade florescer. Quando não estamos sobrecarregados com a desordem e o caos, podemos dedicar mais energia a pensamentos criativos e inovadores.

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Como você pode perceber, manter a ordem é sinônimo de diversos benefícios. Além da redução dos níveis de estresse e de frustração, a organização proporciona economia de dinheiro e de tempo. Assim, é possível se dedicar às pessoas e às atividades que lhe proporcionam prazer. E se “tempo é dinheiro”, no mundo corporativo, essa máxima não é exagero. Principalmente quando consideramos a alta concorrência do mercado atual. Cada minuto não aplicado nas atividades centrais do negócio pode refletir diretamente nos lucros da empresa.

Já o profissional desorganizado pode ter uma série de consequências negativas em diferentes aspectos da vida, principalmente no ambiente corporativo, marcado pela crescente competitividade e busca por respostas tanto assertivas, quanto ágeis. Nesse cenário, onde as empresas e profissionais buscam cada vez mais a tal felicidade e o equilíbrio, ser desorganizado pode causar níveis elevados de estresse e ansiedade. A constante luta para encontrar itens, cumprir prazos ou administrar compromissos pode sobrecarregar sua mente e levar a sentimentos de desespero e preocupação.

O desorganizado, usualmente, é procrastinador: não tem um plano claro ou não consegue priorizar tarefas e, provavelmente, adia o que precisa ser feito, resultando em atrasos e tarefas acumuladas. Perder prazos importantes e esquecer compromissos pode prejudicar o seu maior patrimônio, ou seja, a sua credibilidade. Essa condição pode dificultar ainda a concentração e a obtenção de clareza mental, em função da sobrecarga pela quantidade de tarefas e informações desorganizadas. E como todos nós já sabemos, profissionais que não são produtivos, usualmente são os demitidos.

A soma de todos esses resultados negativos pode ter um impacto significativo no seu bem-estar geral. Você pode se sentir constantemente sobrecarregado e insatisfeito com sua vida devido à desorganização crônica. Portanto, é importante reconhecer a importância de manter a organização e buscar maneiras de desenvolver hábitos mais sistematizados para melhorar sua eficiência, reduzir o estresse e aproveitar ao máximo suas oportunidades.

É bom lembrar que as pessoas bem-sucedidas são exatamente aquelas que encontraram maneiras de reduzir o prazo necessário para fazer as obrigações, a fim de ter mais tempo para se dedicar a outras atividades que apreciam. Por meio da eficiente gestão do tempo, conseguem direcionar adequadamente as ações e conquistam o tão falado equilíbrio. Por isso, ser organizado é essencial, mas exige protagonismo. Afinal, só você pode buscar formas e caminhos para se tornar um profissional cada vez mais organizado e, consequentemente, mais competitivo no mercado de trabalho! Pense nisso!

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