Os astutos têm mais sucesso?
Na Bíblia, encontramos ricos ensinamentos que podem ser aplicados não apenas no âmbito pessoal, mas também no profissional. Em Provérbios, capítulo 14, versículos 15-16, aprendemos que “o ingênuo acredita em tudo que ouve; o prudente examina seus passos com cuidado. O sábio é cauteloso e evita o mal, mas o tolo é impetuoso e irresponsável”.
O adjetivo astuto, na Língua Portuguesa, caracteriza o indivíduo que consegue o que deseja, com sagacidade, esperteza e engenho. É uma pessoa que não se deixa enganar ou ludibriar. Quando buscamos pelos sinônimos da palavra astuto, encontramos significados como perspicaz, esperto, sagaz, ágil, escolado, diplomático e engenhoso, entre vários outros.
Se você parar para refletir, perceberá que essas são características cada vez mais valorizadas pelas empresas em profissionais talentosos. Quem se encaixa nesse perfil, usualmente, é mais inquieto, propositivo e promove, consequentemente, mais inovação dentro das organizações. A astúcia pode ser uma qualidade valiosa em diversos contextos, incluindo o ambiente de trabalho. Aqueles que possuem esse perfil, muitas vezes desfrutam de vantagens significativas que podem contribuir para o sucesso profissional. No entanto, é importante notar que, como qualquer traço humano, a astúcia deve ser aplicada com equilíbrio para evitar possíveis consequências negativas.
Voltando aos Provérbios, a Bíblia nos ensina que “o prudente examina seus passos com cuidado”. No mundo corporativo, podemos conectar esse aprendizado com o planejamento e a atuação estratégica.
Afinal, profissionais de sucesso, em geral, têm essa atitude. Criam alianças e transitam por variados públicos internamente. Na organização, são analíticos, no sentido de refletir sobre as variadas informações que obtêm, e constroem um novo caminho na tomada de decisão no dia a dia, mas de forma cautelosa.
Estamos inseridos em um contexto que prioriza cada vez mais as pessoas que agregam valor aos processos de inovação das organizações. E os astutos, usualmente, têm uma habilidade natural para encontrar soluções inovadoras para problemas complexos. Eles conseguem enxergar alternativas que podem ser ignoradas por outros e, muitas vezes, são capazes de simplificar questões mais desafiadoras.
Da mesma forma, no mundo corporativo em constante transformação, a capacidade de se adaptar rapidamente a novos cenários é crucial. Por isso, pessoas astutas podem apresentar mais flexibilidade para se ajustar a novas circunstâncias e encontrar oportunidades em meio a desafios.
Já o final do versículo dos Provérbios assinala que “o tolo é impetuoso e irresponsável”. Quantos de nós não vivenciamos esse tipo de liderança ou estamos em contato com profissionais – mesmo em posições que não são de gestão – com atitudes desconectadas das práticas atuais? Eles costumam ser desorganizados, atuam sem planejamento e, constantemente, expõem a empresa a riscos desnecessários. Não preciso nem dizer que estão com os dias contados na organização; não é verdade?
Pessoas excessivamente astutas podem, em certos casos, criar um ambiente de trabalho onde a comunicação e a confiança são prejudicadas por comportamentos manipulativos e falta de honestidade em busca de vantagens pessoais – fatores totalmente contrários às melhores práticas de governança.
Profissionais que são percebidos como sendo astutos demais podem ser vistos como desonestos ou egoístas, afetando a colaboração e a coesão da equipe, com consequências desfavoráveis ao clima organizacional e até à entrega dos resultados.
Estamos sendo constantemente observados, seja por líderes ou liderados, clientes ou mesmo familiares, e é preciso sempre analisar como somos percebidos pelas nossas ações – lembrando sempre que a vida pede equilíbrio. A água é essencial, mas, em excesso, mata a planta. Da mesma forma, a astúcia mal utilizada pode gerar uma perda de credibilidade. Afinal, aqueles que são conhecidos por sempre buscar vantagens pessoais podem ser vistos como não confiáveis. E essa condição geralmente prejudica relacionamentos e oportunidades profissionais a longo prazo.
Portanto, você, que se preocupa com o desenvolvimento de uma carreira exitosa, comporte-se como um profissional astuto, com equilíbrio! Busque sempre novas informações e novos conhecimentos. Interaja com as pessoas de maneira diversa e se preocupe com o legado que tem deixado. É assim que se constrói o sucesso!
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