Quem questiona e trabalha no coletivo, cresce

A famosa expressão “Quem tem boca vai a Roma”, adaptada do original “Quem tem boca vaia Roma”, quer dizer que, perguntando, é possível ir a qualquer lugar do mundo. O ditado popular traduz que quem procura acha e, quem deseja, alcança seus objetivos.
Já sabemos que o ambiente empresarial está sempre em constantes transformações. O líder já não é mais aquele que detém mais conhecimento que os demais, mas, sim, aquele que consegue ter sensibilidade em relação ao outro, que dá espaço, que direciona e, ao mesmo tempo, faz a gestão de times multidisciplinares. Dessa forma, as respostas para determinada questão podem vir de qualquer lado, até mesmo de um estagiário.
Erra quem pensa que é conhecedor de tudo e, fingir que sabe, pode trazer resultados danosos à organização e à sua carreira. Perguntar faz bem. Afinal, isso lhe permitirá entender sobre determinado assunto. Fazer perguntas fundamentadas pode demonstrar seu grau de interesse, de conhecimento e de preocupação com a organização.
Os líderes devem estimular a curiosidade em si mesmos e em seus colaboradores, pois a curiosidade melhora o engajamento e a colaboração. Usualmente, pessoas curiosas fazem boas escolhas e melhoram o desempenho da empresa, ajudando a corporação a lidar com as condições incertas do mercado e com as pressões externas. A curiosidade é, ainda, uma qualidade que enriquece a vida de várias maneiras. Ela impulsiona o aprendizado, a criatividade, a resolução de problemas e a capacidade de adaptação, além de melhorar relacionamentos interpessoais e promover o autodesenvolvimento.
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Ao contrário das crianças, que perguntam sobre tudo, nós, adultos, gostamos mais de dar respostas. Muitas vezes, quando desconhecemos algo, ficamos receosos de demonstrar ignorância. As dúvidas podem atrapalhar seu crescimento na empresa, uma vez que impossibilitam o desenvolvimento das suas atividades com segurança.
Saiba que a curiosidade é uma ferramenta essencial para o nosso desenvolvimento. Afinal, só tendo vontade de descobrir o novo e de buscar respostas é que evoluímos, aprendemos e até mesmo produzimos inovação. Ser curioso é questionar o status quo, é sair da zona de conforto e ir sempre ao encontro de novas perguntas para, com isso, descobrir novas respostas para a vida!
Assim como ser curioso e questionador é importante, uma das qualidades mais valorizadas pelo mercado de trabalho atualmente é a capacidade de atuar em equipe e o motivo é claro: as organizações sabem da importância do esforço coletivo para que um business prospere. Por isso, os líderes buscam maneiras de fortalecer a produção em times para gerar mais resultados. Porém, nem sempre as iniciativas são efetivas.
Vivemos na Era Digital, marcada por mudanças constantes. As empresas precisam ser cada vez mais ágeis, flexíveis e inovadoras. As estruturas organizacionais do passado já não atendem às novas necessidades. Por isso, mudanças profundas estão em curso no mundo empresarial e, agora, sabemos que o jargão mais usado é “time que está ganhando é que se troca”.
Companhias como Apple e Google têm como foco o desempenho coletivo e não mais o individual. Além disso, buscam não apenas satisfazer os seus colaboradores e gestores, mas, também, inspirá-los. Esses são alguns dos fatores que contribuem para que essas organizações sejam 40% mais produtivas que a média mundial. O trabalho coletivo oferece uma série de vantagens, desde a complementaridade de habilidades até a ampliação da criatividade e a capacidade de resolver problemas complexos. A colaboração eficaz pode levar a resultados mais bem-sucedidos e a experiências enriquecedoras para todos os envolvidos.
Portanto, para que a sua empresa cultive um ambiente de cooperação, é preciso mostrar o valor disso aos colaboradores. Se você deseja despertar o senso coletivo nos profissionais, é indispensável que haja interação com frequência. A comunicação é um dos pilares do trabalho em equipe, justamente porque possibilita integrar e preservar os funcionários motivados e engajados para obter um desenvolvimento sustentável.
Mas é preciso compreender que isso não é uma responsabilidade apenas das lideranças. Você também precisa buscar abertura mental e maturidade emocional para saber lidar em grupo e, especialmente, lidar com aqueles que pensam de forma diferente de você. Somente assim é possível inovar e entregar resultados exponenciais. Como diz um provérbio africano: “Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo”.
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