Coluna

Debater Inteligência Artificial é fomentar o mercado

Serão dois dias de evento, 6 painéis e 8 grupos de trabalho focados em pesquisar e avançar em como o Direito está ligado ao aprendizado da IA nos negócios

Acredito que muitas mentes com um mesmo propósito realizam mais juntas. Por isso, há cinco anos, decidimos inovar e realizar o Congresso Internacional de Direito e Inteligência Artificial, CidiaA, que, hoje, é o principal evento acadêmico sobre o tema no Brasil. Em 2024, o Cidia reunirá pesquisadores de universidades brasileiras e internacionais no campus da Faculdade SKEMA Brasil, nos dias 6 e 7 de junho, na capital mineira.

Essa 5ª edição mantém o formato bem-sucedido de realização da SKEMA Business School com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisa e Estudos Avançados em Direito (Conpedi) e da SKEMA Publika, braço de pesquisa acadêmica da SKEMA com pesquisadores em todo o mundo.

Já o tema principal do evento, este ano, inova ao trazer para academia uma discussão de aplicabilidade tão prática e crucial para o mercado que envolve a área jurídica e afeta profissionais e consumidores: o impacto da inteligência artificial nas empresas de todos os portes. Para isso, criamos uma proposta de dois dias de evento, 6 painéis e 8 grupos de trabalho focados em pesquisar e avançar em como o Direito está ligado ao aprendizado da IA nos negócios e, ainda, como impacta na construção de uma sociedade melhor e mais desenvolvida. Ao final do Cidia, serão apresentados 70 projetos de pesquisa.

Os principais temas abordados por pesquisadores tratarão da legislação de IA no Brasil e no mundo, será apresentado um panorama do mercado no uso dessas ferramentas, haverá um rico debate acerca das mais novas descobertas em IA para business, além de sua força sobre o comportamento do consumidor. Serão tratados os riscos de conluio de algoritmos aprimorados pela IA generativa, além de traçar as novas perspectivas para o empreendedorismo jurídico diante do vácuo jurídico digital e das novas ferramentas disponíveis para o setor. Sem deixar de lado, o impacto da inteligência de máquina também nas startups.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Muitos dos principais estudiosos do mundo compartilharão suas análises, trabalhos e inúmeras publicações nas principais revistas internacionais, bem como as principais descobertas de pesquisas sobre como a tecnologia afeta o ambiente corporativo, os modos de produção, a forma de trabalhar, as relações de consumo e as leis. Isso para resumir o assunto.

A próxima etapa lógica será uma palestra do professor Manuel David Masseno, de Portugal, sobre os desenvolvimentos nas regulamentações europeias de IA. A questão está em constante evolução com a chegada de novas tecnologias e a criação de conhecimento na área. O professor Edgar Jacobs dará uma olhada na regulamentação de IA no Brasil. O professor Steve Ataky, que trabalha no campus da SKEMA em Montreal, falará sobre o progresso da pesquisa de IA com geração aumentada sobre os temas de recursos, aplicativos e potencial futuro. Como sabemos, Montreal tem um ecossistema de pesquisadores e empresas na vanguarda global da pesquisa de IA.

Um vasto arcabouço teórico com grandes especialistas dedicados ao avanço do tema. Nesse sentindo, entendo que o V Cidia é fruto do amadurecimento de um formato que pensa a construção de conhecimento como um legado social glocal, pensando globalmente e atuando localmente, assim como nossa metodologia. Para mim, como reitora, economista e pesquisadora, presenciar essa construção de saber tão revolucionária é uma honra. Legado para academia, mercado e sociedade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas