Por que é necessário colocar a ‘Diversidade em Foco’?

A agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) cresceu muito no Brasil e no resto do mundo a partir da década de 90, quando as multinacionais começaram a perceber que investir em equipes diversas era promissor em termos de inovação, criatividade, lucros, clima organizacional, sem falar na reparação histórica com relação à inserção de grupos minorizados socialmente.
Contudo, no início desse ano, assistimos a um movimento de backlash em relação à pauta de diversidade vinda dos Estados Unidos e que abalou, também, o mercado brasileiro. Algumas empresas, pressionadas por orientações de seus investidores, retrocederam nas pautas de DEI. Por outro lado, presenciamos instituições se posicionando fortemente contra o retrocesso e seguindo com suas agendas.
Passado o susto dos primeiros meses, o que podemos concluir é que investir em diversidade e inclusão continua sendo um bom investimento. É isso que aponta o relatório “DEI sob pressão: Adaptar, Desistir ou Resistir?”, da Teamhub, que revela que 85% dos líderes reconhecem a política de diversidade e inclusão como um caminho para o sucesso e inovação. É também o que mostra a pesquisa “Diversidade, Equidade e Inclusão nos Pequenos Negócios”, do Sebrae Minas, que aponta 53% dos micros e pequenos empresários considerando a inclusão relevante e benéfica para os seus negócios.
Muito embora haja reconhecimento da importância da agenda de DEI por parte do empresariado mineiro, o que mostra a pesquisa do Sebrae é que “o desafio agora é transformar o conhecimento em prática cotidiana, o que demanda muito diálogo, sensibilização da equipe, capacitação”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Foi pensando nisso que nasceu a Letícia Lins Consultoria, Cursos e Treinamentos, uma empresa especializada em estratégias e em educação corporativa, voltada para as temáticas da diversidade, com foco prioritário em equidade de gênero, inserção profissional das mulheres 50+ e incentivo à cultura e comunicação mais inclusivas.
O empreendimento é resultado dos meus investimentos acadêmicos e profissionais na pauta da diversidade e inclusão e do meu desejo em ajudar o ambiente corporativo a se transformar em um local mais acolhedor e seguro para todas as mulheres e demais grupos minorizados.
À frente da organização estou eu, Letícia Lins. Mulher 50+, mãe, empreendedora, professora, coordenadora dos cursos de Diversidade e Inclusão da PUC Minas e autora/organizadora dos livros “Deixamos o não em casa, mas saímos com o nunca. Publicidade, Experiência, Públicos e Feminismos nas Redes Digitais” e “Comunicação, Diversidade e Inclusão: diálogo entre academia e mercado”.
Meu objetivo com a coluna – “Diversidade em Foco” – é trazer, quinzenalmente, temáticas relacionadas à diversidade, equidade e inclusão; gênero; gerações, estratégias empresariais, empreendedorismo, comunicação inclusiva, entre outros. E dividir com você, leitor e leitora, um pouco da experiência que acumulei durante anos trabalhando em grandes empresas e formando mais de três mil profissionais em cursos de graduação e pós-graduação.
Vem comigo aprender e se transformar você também!
Ouça a rádio de Minas