Empreender é ressignificar

Experiências transformadoras

Experiências transformadoras
Marciele Delduque | Crédito: Arquivo Pessoal/Divulgação

Marciele Procópio Delduque*

Acabei de chegar da China, e que experiência verdadeiramente especial, quando tive o privilégio de estar com mulheres extraordinárias. Nossa delegação do Brasil foi composta por três mulheres premiadas do Brics Woman do ano 2021 e quatro mulheres premiadas do ano de 2022. A viagem fez parte da premiação, além de premiação em dinheiro e um networking potente.

Juntas embarcamos em uma jornada que nos levou a conhecer a rica cultura chinesa e a testemunhar o porquê de sua importância global. Compartilharei um pouco do que vivenciei, bem como a paixão que todas nós desenvolvemos pelo país que visitamos.

As mulheres que me acompanharam nessa viagem são verdadeiras líderes em suas áreas de atuação, sendo todas nós reconhecidas pelo Brics por realizações notáveis e contribuições significativas em diferentes setores, tais como ciência, educação, tecnologia e empreendedorismo. Conosco tinham mais quatro delegações, compondo os países do tratado Brics: Brasil, Rússia, Índia, África do Sul e China.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ouvir todas as histórias, conhecer os projetos, vivenciar possibilidades de ampliação de forças a nível global com cada uma delas serão momentos que guardarei por toda vida. Tivemos a oportunidade de conversar muito, houve muita troca, muito acolhimento e muita escuta ativa entre nós, em alguns momentos até parecia que estava na varanda lá da casa de Mariana ouvindo histórias de empreendedoras e seus desafios. O que por vezes me trazia o pensamento de volta era o esforço para entender os diversos sotaques em inglês de outros 4 países (risos). Esse momento me trazia para uma realidade que transbordava meu coração de alegria e gratidão por estar ali, imersa em oportunidades que ouso dizer, foi tudo único, que momento ímpar!

Visitamos cidades icônicas como Beijing, Hangzhou e Zhuhai onde mergulhamos na rica herança histórica e cultural e na beleza dos locais sagrados, como o Templo do Céu, Templo do Paraíso, Cidade proibida e Muralha da China, entre outros passeios. Experiências que enriqueceram nossa compreensão da cultura chinesa e nos aproximaram ainda mais do país que nos acolheu. Tudo isso intercalado com o compartilhamento dos nossos projetos e claro, entendendo todas as possibilidades de se fazer bons negócios.

Tivemos momentos de match making meeting com empresas interessadas em conectar conosco e abrir oportunidades de negócios entre nossos países.

Percebemos uma troca muito genuína, além de entender que eles nos veem como uma potência na área que atuamos, aprendi inclusive que eles valorizam muito o “saber” individual e respeitam muito a trajetória individual de cada um que fez com que chegássemos até aqui.

Vivenciar tudo isso junto com mulheres tão diversas em cada delegação me fez entender melhor a importância global da China. Nossas conquistas e parcerias estabelecidas com instituições chinesas ao longo dessas experiências ressaltaram o papel significativo que o país desempenha em termos de inovação, pesquisa e desenvolvimento.

Uma outra característica marcante dessa viagem foi o amor e apreço que todas nós desenvolvemos pela China. E mais um ponto que chegou a ser até engraçado, foi o tanto de vezes que eles me pediam para tirar foto com eles, estava me sentindo uma celebridade (risos). A realidade é que uma preta desse tamanho e com um cabelo crespo e todo armado de fato não passaria despercebido (risos). Eles foram muito gentis e simpáticos.

A hospitalidade calorosa dos chineses, a beleza de suas paisagens e a riqueza de sua cultura nos cativaram profundamente. Além disso, a atitude empreendedora e a determinação dos chineses nos inspiraram ainda mais a buscar nossos próprios sonhos e objetivos. Sim, eles nos mostraram que é possível vencer.

Volto para o Brasil com o sentimento de gratidão, volto mais encorajada a desbravar o novo, afinal todos esses dias em um país tão diferente do nosso só reforçou que somos uma potência e precisamos enxergar isso, bem como seguir com toda força de cada vencedora do Brics Woman apresentou. De alguma forma já estamos impactando o mundo, e a China ratificou o quanto é importante compreender que são nas adversidades é que encontramos a oportunidade de nos reinventar.

*Fundadora da Rede Marianas Mulheres que Inspiram. Entrou para a Cufa em 2013, tornando-se presidente estadual da Cufa Minas no ano seguinte.

Redes sociais: Instagram: @marcieledelduque / LinkedIn: Marciele Delduque / E-mail: [email protected]

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas