A evolução da Inteligência Espiritual
Fazendo pesquisas para medir a inteligência espiritual em indivíduos deparei-me com o modelo SQ 21 TM de Cindy Wigglesworth e percebi que o tema está ganhando proporções relevantes para o mundo dos negócios.
Segundo a palestra da autora no TED Talks, a inspiração para desenvolver a metodologia foi centrada em perguntas como:
- “Para ser uma boa pessoa, por onde começo”?
- “Como ser tão amorosa quanto Jesus”?
- “Ou tão pacífica e não violenta como Gandhi”?
- “Tornar-me mais equilibrada, mesmo nos momentos difíceis, como Dalai Lama”?
- “Ter uma vida e fé como Nelson Mandela”
E você deve estar me perguntando se isso não é utopia mediante a distância entre a realidade que vivemos e ter comportamentos que remetem à essa consciência. Mas eu te digo que não, não estamos distantes, pois o mercado já está impulsionando o tema baseado em líderes iluminados. Veja o evento sobre Felicidade Interna Bruta liderado pelo Valor Econômico.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Mas o movimento silencioso que percebo é que as empresas e os profissionais de desenvolvimento humano estão percebendo sobre as questões de liderança com foco na inteligência espiritual. Enquantos muitos idolatram cargos, pessoas com alto grau de inteligência espiritual observam atitudes, comportamentos e ações práticas desses líderes.
Abaixo vou te revelar os drives do modelo SQ 21 TM para você se inspirar, mas antes gostaria que entendesse as diferenças sutis de três termos que estão neste contexto, segundo Cindy:
- Inteligência Espiritual: “a capacidade de se comportar com sabedoria e compaixão, mantendo a paz interior e exterior, independentemente da situação”
- Espiritualidade: “a necessidade inata do ser humano de estar conectado a algo maior que nós mesmos, algo que consideramos divino ou de excepcional nobreza”.
- Religião: “um conjunto específico de crenças e práticas, geralmente baseado num texto sagrado, e representado por uma comunidade de pessoas”.
No Modelo SQ-21 de Cindy Wigglesworth, as bases do assessment que mede a inteligência espiritual são divididas em 4 quadrantes são analisados os contextos como: Qual o seu grau de consciência?; Percebe quando o Ego está no comando?; Qual o seu propósito de vida?; Consegue ter empatia e compaixão pelas pessoas?; O Eu Superior é responsável por qual porcentagem do seu dia a dia?; Sabe como tirar o Ego do controle?; Sua presença acalma as pessoas?; Consegue manter seu coração aberto com generosidade?.
Perguntas como essas nos ajudam a elevar a consciência para algo que nos conecta com a verdadeira natureza humana.
Ouça a rádio de Minas