Espiritualidade nos Negócios

Agenda ESG coloca o pilar social no centro da atenção das empresas; entenda

Panorama ESG 2024 mostra que pilar social é a prioridade para 72% das empresas de médio e grande porte

Uma pesquisa fundamental para o mercado de sustentabilidade brasileiro foi publicada recentemente e merece destaque aqui na nossa coluna. Denominada Panorama ESG 2024, a pesquisa foi realizada pela Amcham e Humanizadas em 2024, com representatividade de 69% de empresas de médio e grande portes, envolvendo um faturamento de R$ 756 bilhões e 651 mil pessoas na força de trabalho, revela um dado importante: O pilar social é a prioridade para 72% dos respondentes. Em relação aos segmentos, 92% das empresas representam os setores de serviços, tecnologia e indústria.

Antes de entrar nos detalhes da pesquisa, vamos relembrar o que significa a sigla ESG ou ASG, traduzindo para o nosso idioma: E ou A (Environmental ou Ambiente), S (Social) e G (Governança). O ESG é termo cunhado pelos maiores fundos de investimentos do mundo, que sugere que uma boa prática de gestão e precisa incluir esses três pilares: meio ambiente, social e governança.

As empresas estão entendendo cada vez mais que quem cuida de todos os pilares são pessoas. O meio ambiente é considerado o mais crítico em função das questões climáticas, mas é importante observar que quem cria as leis e libera licenças ambientais são pessoas, quem pratica o consumo consciente são pessoas. Resumindo, quem ajuda ou prejudica o meio ambiente, são pessoas. Logo, olhar o pilar social como prioridade é um grande avanço de expansão de consciência, na minha visão. Os CPFs precisam ser olhados constantemente para ajudar a elevar as práticas de sustentabilidade.

Em relação à motivação da agenda ESG, 78% das empresas estão buscando um impacto ambiental e social positivo e 77% visando o fortalecimento de sua reputação no mercado. Seja por reputação da marca ou pelo propósito, fica clara a importância das práticas no negócio.

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E você deve estar se perguntando, o que compõe o pilar social nesta pesquisa? Segundo a pesquisa, as principais práticas de impacto social implementadas em 2024 são:

  • Promovemos a formação e capacitação dos funcionários;
  • Estabelecemos uma cultura de diversidade, equidade e inclusão;
  • Geramos emprego, renda e fomento da economia local;
  • Temos parcerias e/ou apoiamos organizações sem fins lucrativos;
  • Temos um programa de bem-estar e qualidade de vida dos funcionários;
  • Apoiamos programas de desenvolvimento comunitário (projetos sociais e culturais);
  • Adotamos políticas de remuneração justa e benefícios;
  • Desenvolvimento ativo da comunidade local (ex.: capacitações, institutos, etc.);
  • Temos programas de voluntariado corporativo;
  • Nosso modelo de negócio e produtos mitiga problemas sociais.

Importante ressaltar que todos os itens acima tiveram crescimento de 2023 para 2024, o que é muito positivo e que os 5 primeiros itens estão acima de 50%.

Em relação aos desafios da agenda ESG está na dificuldade de mensurar indicadores (40%), Ausência de uma cultura forte de ESG (32%), falta de recursos financeiros (30%).

Me chamou a atenção o ponto: a queda na participação dos profissionais da área de Recursos Humanos na pesquisa. Enquanto todas as outras áreas/posições tiveram um crescimento de 2023 para 2024 na participação da pesquisa, o RH caiu de 23% em 2023 para 12% em 2024. Pelo relatório não é possível evidenciar a causa, mas é convite para os profissionais RH ficarem atentos.

Alguns outros highlights:

  • A indústria é o setor que mais implementou práticas para endereçar o impacto ambiental;
  • Capacitação, estratégia e ter um orçamento dedicado são tidos como fatores críticos para o sucesso e avanço da agenda;
  • Agenda ESG é coletiva, mas deve ser conduzida pelos líderes empresariais e governamentais.

Um ponto importante é que a grande maioria das empresas que responderam a pesquisa é do estado de São Paulo. Minas está em segundo lugar com 11,7% de representatividade. Deixo aqui o convite aos mineiros, para se empenharem mais na próxima pesquisa e colaborar mais com este ponto tão importante de qualquer negócio: inteligência de dados.

Quem quiser ver a pesquisa completa e ver os percentuais no detalhe e já deixar o cadastro pronto para a próxima, acesse o site.

A pesquisa evidencia que ainda é preciso educar as lideranças, além de trabalhar o tema dentro da estratégia do negócio com orçamento direcionado e percebo que ela comprova que estamos na direção certa.

Feliz semana com essa notícia incrível!

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