Espiritualidade nos Negócios

Conheça a verdadeira liderança consciente

Conheça os pilares da liderança consciente e como eles se aplicam no mundo dos negócios

Muito se está falando de liderança consciente, mas você sabe realmente o que significa isso?
Segundo o livro “Empresas que Curam”, do fundador do Capitalismo Consciente, Raj Sisodia, uma liderança consciente é composta de três pilares:

  • Liderança consciente: A autoconsciência, o bem-estar e o desenvolvimento pessoal contínuo do líder dão o tom da cultura consciente;
  • Locais de trabalho conscientes: O local de trabalho deve ser planejado e dirigido de modo a sustentar o bem-estar e o desenvolvimento contínuo a todos os empregados;
  • Impacto: A empresa deve atender a um propósito que vai muito além da geração de retorno financeiro.

Partindo do conhecimento destes três pontos, conseguimos estabelecer se a sua liderança ou o seu negócio está nesta direção. Esses pontos indicam também sobre a sustentabilidade do negócio. Percebo que muitas pessoas querem usar o nome liderança consciente, mas negligenciam um ponto muito importante: o impacto. Digamos que a liderança tem um alto grau de humanização, está completamente voltada para as pessoas, tem um lindo e harmonioso local de trabalho, engajamento perfeito, produtividade boa, mas o impacto do produto está principalmente voltado para o retorno financeiro. Enquanto consumidor, você teria uma certa dificuldade de saber sobre essa informação, mas as lideranças e os colaboradores que trabalham nas organizações sabem claramente se está coerente com a proposta de valor desejada. Então, nessa hora, você, CPF, tem a opção de ajudar este negócio a virar o jogo a partir da expansão dessa consciência, a limitar o uso da palavra nos processos de marketing e comunicação interna.

É muito importante a preservação da palavra para que ela não fique banalizada e seja aplicado o famoso greenwashing, ou seja, quando uma empresa se vende como sustentável e pratica o oposto. É um tema tão importante e estratégico que utiliza muito de ferramentas de gestão e matemáticas para medir o impacto. Portanto, a liderança consciente transcende ao RH e está muito conectada também com toda a organização.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Para saber quais empresas são conscientes, sugiro alguns sites como https://humanizadas.com/empresas/, https://sistemabbrasil.org/ e https://ccbrasil.cc/, para você fazer a busca mas não significa que empresas que não possuem selos ou não foram citadas, não sejam. A dica abaixo é apenas um caminho para você iniciar a inspiração e até bater um papo com as lideranças dessas empresas. Como escritora, estou fortalecendo, cada vez mais, a responsabilidade de cada CPF compartilhar a informação correta de seu negócio para que ninguém tenha informações distorcidas ou não conectadas com a realidade.
Agora que você conhece um pouquinho do tema, que tal levar para suas lideranças estudarem e avançarem na pauta? E lembre-se, que a consciência começa em você, CPF.

Não podemos ter um negócio consciente sem um líder consciente. E você não pode ser um líder sem ser um ser humano consciente”. Raj Sisodia.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas