Espiritualidade nos Negócios

Como ter um propósito pleno para seu negócio: o exemplo de Abílio Diniz

Vou aproveitar um acontecimento da semana para uma reflexão muito importante: propósito. Nessa semana, o Brasil perdeu um dos maiores empreendedores da história, Abilio Diniz, e é a partir de um pensamento dele que tive acesso por mídias sociais que farei a nossa reflexão.

Ele citava que não pensava necessariamente no propósito e sim fazer o que tinha que ser feito bem-feito no dia. Ele se atentava ao momento presente e a cuidar dele, da família e dos negócios no dia. Essa fala de Abílio não tem relação somente com o empreendedorismo, mas também com o propósito maior, segundo alguns mestres espirituais. Segundo esses mestres, o verdadeiro propósito da vida é viver o momento presente com qualidade de presença. A partir daí, tudo acontece.

E Abilio, grande defensor da importância de tratar indivíduos, criou um portal chamado Plenae para assuntos ligados ao autoconhecimento e bem-estar. Neste portal, eles defendem os pilares Corpo, Mente, Espírito, Relações, Contexto e Propósito. Lembro da minha felicidade ao ver o portal nascendo, quando muitos ainda eram resistentes em relação ao tema. Obrigada, Abilio pela linda jornada.

E já citei algumas vezes aqui na coluna, o primeiro passo para viver um propósito pleno é o corpo, como citado no portal de Abilio. Invista no autoconhecimento do corpo físico, mental, emocional e espiritual par entender a dinâmica de tudo. Quando entendemos que um CNPJ é a soma de vários CPFs, conseguimos entender a importância de desenvolver indivíduos dentro das empresas e criar autonomia para prosperarem juntos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Mas vamos falar do conceito de propósito?

Se olharmos no dicionário, propósito pode ser definido como uma grande vontade de realizar, uma declaração definitiva sobre a diferença que você está tentando fazer.

Gosto muito da definição de uma das professoras que tive, Flora Vitória, uma pesquisadora renomada da área de psicologia positiva: “propósito é algo que lhe move por um senso de missão que faz a vida valer a pena”.

Então te pergunto: O que está valendo a pena? Já experimentou hábitos saudáveis para responder a esta pergunta? Seu negócio está estruturado para gerar este impacto na sua vida pessoal?

Uma vez ouvi uma frase de um mestre hindu que infelizmente eu não tenho mais o seu nome, mas dizia o seguinte: Quem é seu principal parceiro? Seu esposo ou esposa? Seu filho? Seu trabalho? Seu sócio? Não… seu principal parceiro é seu corpo. Somente ele irá morrer com você.

Que sigamos o exemplo de Abílio que se nutria diariamente de esportes, meditação e autocuidado e que fazia o básico bem-feito, vivendo seu propósito minuto a minuto.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas