Espiritualidade nos Negócios

O que o PDCA me ensinou sobre espiritualidade

Depois de mapear centenas de processos e perceber que, em média, 50% das causas dos problemas desses processos tinham origem em assuntos como liderança, comunicação, perfil profissional, dentre outros, eu tive o grato insight de estudar sobre o comportamento humano e que daria um foco maior em melhoria de performance individual e, consequentemente, coletiva, gerando maior excelência e resultados para as organizações e fortalecimento de suas culturas.

Sempre apresentei um perfil muito crítico e questionador de ir a fundo nas metodologias e de executá-la o mais perto possível de como foi desenhada. Na metodologia de redesenho de processos que eu utilizo, embasada no método PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Agir – do inglês Plan, Do, Check, Act) existe uma etapa o qual se realiza um inventário de desconexões dos problemas e que é aplicada a análise de processo, onde é necessário aplicar a técnica dos 5 porquês.

Na amostra da minha experiência, percebia que chegávamos até ao 3º nível de identificação dos porquês por uma questão de limitação para explorar indivíduos, que considero o grande ouro nas questões de desenvolvimento humano. Vou exemplificar para ficar melhor:

Problema identificado e estratificado: alto volume de reclamação do produto A, na região nordeste da cidade de Curitiba?

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


  1. Porque na unidade nordeste de Curitiba o operado logístico está travando constantemente.
  2. Porque o software não foi atualizado.
  3. Porque o cronograma não foi cumprido.
  4. Porque o gerente da unidade não cumpriu o cronograma.

Com a visão que adquiri através do autoconhecimento e com a consciência expandida, se fôssemos aprofundar os porquês, chegaríamos à pergunta:

  1. Por que ele procrastinou (não cumpriu o cronograma)?

Aqui começa a longa jornada de autoconhecimento e a ligação da gestão, liderança com a espiritualidade. Chamo de jornada, pois explicar essa ligação entre gestão e espiritualidade requer um pouco mais de tempo.

Entender o modelo mental do indivíduo, seus sistemas de crenças e realizar a transformação para um novo comportamento, são grandes desafios. Importante ressaltar que esse problema de liderança, não está só no nível intermediário, na gestão, começa também na alta administração.

Imagina qual o impacto da procrastinação de um diretor que deixa a tomada de decisão e comunicação para última hora?

Redesenhar processos é, também, redesenhar comportamentos. E quando estamos redesenhando processos (fluxos) estamos trabalhando problemas complicados. Quando estamos redesenhando comportamentos, estamos trabalhando problemas complexos.

Mas voltando ao tema desse artigo, o que aprendi (e me considero eterna aprendiz) é que quando analisamos um problema aparentemente simples e operacional, se mudarmos o nosso olhar, conseguimos ser uma postura mais compassiva com as pessoas.

Em relação ao nosso exemplo, pense e reflita: o que está por trás da procrastinação daquela pessoa?

Minha provocação é para começarmos a enxergar uma empresa como um instrumento muito valioso para o crescimento das pessoas e para eliminação de dores, mazelas e comportamentos inadequados de anos. E atuar na real causa dos problemas, requer tempo, são problemas complexos. Entender o conceito de sistemas, que há uma conexão muito forte entre a evolução da humanidade e o resultado do seu negócio, é o primeiro passo para realizar grandes transformações. Se o seu negócio, área é feito de gente e se ela não evoluir, a sua empresa terá grandes dificuldades para crescer no ritmo que você deseja.

Então comece a dar atenção aos caminhos que você está escolhendo para o futuro do seu negócio e perceba a importância de se investir em pessoas e em desenvolvimento humano. E se você está na condição de quem está procrastinando, faça também a sua parte e comece a enfrentar os seus monstros.

A conexão com a espiritualidade começa com um olhar diferente do problema e tendo a consciência de que aquele problema gerado na sua empresa hoje, seja por você ou por qualquer outra pessoa tem origens muito mais profundas do que você imaginou e que o primeiro passo para resolvê-las (ou minimizá-las) é olhando para dentro de cada CPF, afinal um CNPJ é composto por vários CPFS e o PDCA pode ser um forte aliado se você for a fundo nos seus porquês.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas