Espiritualidade nos Negócios

Obrigada pela sua vida!

A gratidão pode ajudar para que sua empresa se torne um local mais próspero e saudável para se estar

Eu fiquei imaginando um dos editores do jornal lendo esse texto e pensando em uma chamada mais conectada com os negócios, mas cheguei à conclusão de que o título é esse mesmo. Acontece que a gratidão é uma das principais virtudes que geram um clima positivo em um negócio e, não sei se você sabe, segundo a “Revista Forbes”, colaboradores felizes são 31% mais produtivos e 300% mais inovadores e têm 125% menor risco de burnout. Então, o nosso assunto de hoje, a gratidão, pode ajudar, e muito, para que sua empresa se torne um local mais próspero e saudável para se estar.

A minha inspiração para escrever a coluna hoje é para olharmos para nós mesmos e para todas as lideranças dentro das organizações e agradecê-las de maneira genuína por suas vidas.

Ah, mas meu líder é muito tóxico!!! Eu sofro muito com essa liderança… Não tem o que agradecer… Será? Eu quero te contar que toda e qualquer emoção é neutra. Positivo ou negativo é você quem dá o sentido. Por exemplo, vamos supor que você sempre quis morar na praia e nunca teve coragem de realizar tal feito, resumindo, você é um grande procrastinador. Mas dada a situação de estresse que vivencia hoje no seu trabalho, com uma liderança altamente tóxica que, sim, pode te prejudicar muito. Mas em função dessa liderança tóxica, você sente uma vontade oposta de viver a vida que sempre sonhou, com um trabalho que te valoriza e um líder humanizado. Pronto! A partir de um olhar compassivo na sua dor, você gera um impulso para olhar para frente e gerar as causas e condições necessárias que precisa para alcançar seu objetivo. É sobre isso que estou falando ao agradecer a qualquer pessoa pela vida que ela tem. O sistema é tão perfeito e harmônico que ele muda pessoas de lugar, coloca tiranos, inclui anjos e traz a beleza de todo o movimento que talvez, por vontade própria, você não teria. Por isso, agradeça, agradeça à vida de qualquer pessoa que passe pelo seu caminho. Talvez você nunca saiba o motivo pelo qual ela foi colocada ali mas, se há confiança no caminho, você entenderá que será sempre para o bem.

Mas voltando às práticas de gratidão, vou compartilhar uma que tive acesso em um curso de felicidade corporativa e que contava que os funcionários escreveram uma carta de agradecimento ao presidente da empresa (essa empresa é grande e centenária). O presidente da empresa investiu horas e horas para ler e responder a cada carta. Falando de cultura organizacional, essa ação ajudou a reforçar o pertencimento. Afinal, quando você fala e ouve, sente-se incluído e pertencente, além de ser visto. Esse pilar não só melhora o bem-estar das pessoas como aumenta o engajamento pelo trabalho, uma vez que a comunicação em alta escala flui de uma maneira absurda. E falando de humanidade, as pessoas passam de invisíveis e mero trabalhadores a seres humanos vistos. Parece pouco, parece bobagem, mas para a maioria das pessoas que está ali todos os dias, vencendo batalhas de saúde, emocionais, financeiras e estruturais uma ação dessa pode ser tornar o fio de esperança na vida.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Então, agradeça sempre por toda conexão e principalmente as positivas que geram esse estado de plenitude e felicidade, mas lembre-se que positiva ou negativa é você quem define.

Obrigada pela sua vida!!!

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas