Espiritualidade nos Negócios

Como fica a questão do bem-estar com a nova lei de saúde mental?

Trata-se da Lei nº 14.831/2024, que norteia a questão

Na última coluna exploramos o Pilar Promoção da Saúde Mental e hoje vamos explorar o Pilar Bem-Estar dos Trabalhadores da Lei nº 14.831/2024, referida como “a nova lei da saúde mental”.

Importante nós entendermos o conceito de saúde, segundo a OMS, para entendermos melhor a importância do bem-estar no contexto dos negócios.

Segundo a OMS, saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de afecções e enfermidades. Portanto, um negócio consciente e responsável, investe em cenários preventivos para que a saúde não chegue no limite com seus colaboradores. Infelizmente, em 2023, registramos um aumento de tentativas e ideações suicidas dentro de empresas de 367%, citado pela especialista no tema de Saúde Mental, Renata Livramento, via pesquisa da Mental Clean. Colocar o bem-estar no centro do negócio, na agenda dos executivos, tornou-se muito mais que estratégia para melhorar produtividade dos processos, é também uma questão de reputação e imagem da marca. É uma questão de sustentabilidade humana.

As diretrizes fundamentais desta lei são: Promoção da Saúde Mental, Bem-Estar dos Colaboradores, Transparência e Prestação de Contas.

Segundo a Lei 14.381, o Pilar Bem-Estar dos Colaboradores deverá realizar seis itens e vou comentar cada um deles para que você possa elevar a consciência das pessoas que colaboram para seu negócio:

a) Promoção de ambiente de trabalho seguro e saudável: invista em programas de desenvolvimento de lideranças com foco no propósito de cada CPF;
b) Incentivo ao equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional: tenha processos justos e equilibrados de definição de metas e promova inovação como a semana de quatro dias de trabalho;
c) Incentivo à prática de atividades físicas e de lazer: flexibilize jornada de trabalho para que as pessoas tenham tempo para realizar as atividades;
d) Incentivo à alimentação saudável: seja a prática. Eduque as pessoas no coffee break e nos restaurantes. Promova palestras de saúde integrativa.
e) Incentivo à interação saudável no ambiente de trabalho: Traga a clareza do que é segurança psicológica;
f) Incentivo à comunicação integrativa: Treine e desenvolva as pessoas em comunicação consciente.

Perceba que promover o bem-estar sem uma base sólida de gestão, comunicação, liderança pode ser um tiro no pé. Então, nosso convite é que você inicie logo essa jornada para trazer para seu negócio o verdadeiro propósito coletivo de gerar felicidade e bem-estar para as pessoas, sociedade e o planeta. Estamos na era da prosperidade onde lucro e propósito andam de mãos dadas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas