Espiritualidade nos Negócios

O impacto do clima nos negócios e na vida

No último final de semana, algumas regiões do Brasil vivenciaram uma onda avassaladora de calor, reforçando a importância de olharmos para as questões climáticas com a perspectiva da economia e da saúde mental, pilares até pouco tempo ignorados pelas estratégias dos negócios e pelas pessoas.

Semanalmente faço um acompanhamento de perto de todas as notícias sobre o tema em questão, mas é como eu sempre falo: as palavras movem, mas os exemplos arrastam. E sim, fui muito impactada ao ver um comportamento de consumo e de tomada de decisão em algumas pessoas que utilizam a tecnologia a favor da vida. Estava em um evento de bem-estar no último final de semana e, nos intervalos das práticas e palestras, conheci um grupo de médicas que me apresentou uma tela do aplicativo do tempo, informando o nível de dióxido de carbono e de ozônio dentro do mapa da cidade delas. No caso, essas profissionais da medicina disseram que já estão orientando seus pacientes a conectarem com zonas de menor risco para suas saúdes dentro da cidade. Fato que é uma excelente notícia: a tecnologia já está mapeando em qual área da cidade há um índice maior de poluição, consequentemente um risco para a saúde mental das pessoas. Não sei se vocês sabem, mas os altos índices de poluição são fatores que contribuem para a piora da saúde mental das pessoas.

Você encontra aplicativos na Apple Store e Android. Eu experimentei somente IQArirAirvisual e pude visualizar os indicadores de poluição. Caso você deseje medir na sua região e não encontre pontos de medição, basta entrar no site e fazer o cadastro, adquirir um aparelho e conectá-lo à central do aplicativo para colaborar com a medição.

Agora pensa comigo: um investidor que compra um imóvel na área mais valorizada da cidade, pensando que seu investimento é sólido e, de repente, os índices de poluição detectam que aquela região que ele comprou o imóvel é alta, ele corre um sério risco de perder o seu investimento. É perceptível o quanto os jovens já estão mais conectados com o tema.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Na semana passada, o ex-primeiro ministro do Butão, TsheringTobgay, veio falar para um grupo de pessoas sobre a importância da natureza para a vida e negócios em uma ação patrocinada pela Gerdau e apoiada pelo jornal “Valor Econômico”. Não sei se vocês sabem, mas o Butão é o único país com emissão negativa de CO2. Isso significa que conservam mais que consomem. Importante sabermos, que nos pilares da Felicidade Interna Bruta, conceito nascido neste país e que possui 9 pilares de governança, o pilar meio ambiente é considerado “sagrado”. Eles já têm a consciência de que, sem a natureza, não conseguimos ter a felicidade que chamam de Gaki e que é um estado de paz interior e contentamento com a vida.

São tantas prioridades que temos na vida e na lida com o tempo há questões urgentes e importantes. Chegamos a um ponto do sistema que o clima não é mais importante, é urgente. E, como demonstrado acima, por mais que o investidor tenha o recurso, se ele não pensar no coletivo, ele também será impactado. Clima é assunto de todos nós e é um propósito coletivo que necessita o engajamento para ontem.

Então você que tem um negócio: pequeno, médio ou grande, comece a montar a sua estratégia com foco nas questões climáticas e de bem-estar das pessoas para apoiar essa causa coletiva e ainda ganhará milhares de consumidores que já entenderam a importância de respeitar a natureza com a sua devida sacralidade e que escolhem empresas mais conscientes para sua realidade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas