Espiritualidade nos Negócios

Saiba como desenvolver times de alta performance

Comece a incluir e envolver as pessoas para estabelecer uma relação de inclusão

Não é de hoje que o sonho de todo líder dentro dos negócios é ter times engajados, processos funcionando maravilhosamente bem e com alto índice de bem-estar físico, financeiro, emocional, social e espiritual. Mas quanto de esforço é necessário para chegar neste nível? O que realmente faz com que todos atinjam patamares elevados de consciência para tal objetivo?

A gigante Google iniciou uma pesquisa sobre desenvolvimento de algoritmo para desenvolver equipes de alto desempenho e chegou à conclusão que esse algoritmo não existe. Em um projeto denominado Aristóteles, chegou-se à conclusão que somente reunir muitas pessoas com alta performance juntas não era o suficiente para tal objetivo.

Na verdade, o segredo dessa estratégia está em um atributo que cabe ao indivíduo desenvolver. O nome deste atributo se chama segurança psicológica.

O termo Segurança Psicológica surgiu nas pesquisas de Amy Edmonson, professora da Harvard Business School, e em seu livro “Organizações Sem Medo”, ela explora melhor o tema. Ela define que segurança psicológica pode ser definida como um clima onde as pessoas se sentem à vontade para expressarem suas ideias sem serem punidas.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


São os indivíduos que escutam, são indivíduos que olham nos olhos, são indivíduos que estão presentes para gerarem conexões verdadeiras. Também são indivíduos que têm o poder de gerar escândalos, que cometem erros que podem quebrar a empresa do dia para a noite, como sabotagem em produtos e erros de digitação em sistemas não parametrizados.

Como sempre exponho aqui na coluna, um CNPJ é feito de CPF e, por mais que pensamos coletivamente em uma organização, sem indivíduos saudáveis tudo fica mais desafiador no processo. Outro dia vi um post com uma frase muito interessante e vou replicar a frase aqui: “Gestão de Pessoas deveria se chamar Gestão de Indivíduo. Sim, gerir pessoas no plural começa com gerir indivíduo no singular”.

E você deve estar se perguntando: como implementar a segurança psicológica no meu negócio?

Há várias metodologias desenvolvidas para tal e tem uma que gosto muito, do consultor TimothyClark, que estabelece quatro estágios básicos (que podem inclusive ser medidos). São eles:

  • Incluir: Em primeiro lugar, os seres humanos querem ser incluídos
  • Aprender: Em segundo lugar, eles querem aprender.
  • Contribuir: Em terceiro lugar, eles querem contribuir.
  • Mudar: E, finalmente, querem desafiar o status quo quando acreditam que as coisas precisam mudar.

Então, iniciando bem do básico, comece a incluir e envolver as pessoas do seu time para estabelecer uma relação de inclusão. E treine em você o escutar sem julgar ou escutar sem se apegar ao julgamento feito.

Assim, você iniciará o processo de compreensão das necessidades individuais x as necessidades coletivas e poderá criar este ambiente psicologicamente seguro para seu negócio.

E se você estiver com dificuldade de escutar o outro, comece a escutar você mesmo e realizar diálogos profundos de verdade e transparência consigo mesmo. Assim, você criará um terreno fértil de receber do outro algo que você dá para você mesmo e experimentará uma verdadeira conexão humana. Essa conexão poderá não só gerar mais resultados para seu negócio, mas poderá gerar em você um senso genuíno de realização e propósito em um dia aparentemente comum.

Feliz dia para você!!!

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas