Você conhece o Movimento B?
Se você observar em algum produto que consome, um símbolo com a letra B, tem relação direta com o artigo desta semana. Desde quando entrei em contato com esse ecossistema chamado Movimento B, eu me tornei multiplicadora voluntária dele em função da metodologia que ele proporciona para gerir um negócio com novos paradigmas como atrelar lucro ao propósito. Ele pretende inspirar todas as empresas a usarem os negócios como uma força para o bem.
“Nossa ambição é para todas as empresas competirem não só para serem as melhores do mundo, mas para serem melhores para o mundo, criando valor real para a sociedade e o meio ambiente.” Andrew Kassoy.
Em 1993, os empresários da empresa de artigos esportivos And One, Jay Coen Gilbert, Bart Houlahan e Andrey Kassoy fizeram a empresa prosperar com práticas de basquete e yoga, decidindo posteriormente vender a mesma. Após certo tempo, perceberam que a cultura não se manteve perene após a venda da empresa e decidiram montar uma espécie de laboratório de cultura de consciência, nascendo o Movimento B.
É um movimento global comprometido em criar um sistema econômico inclusivo, equitativo e regenerativo para todas as pessoas e o planeta. Ele possui várias divisões/iniciativas e dentre as principais temos:
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
• B Lab: organização norte-americana fundadora do Movimento B;
• Certificação B: certificado emitido pelo B Lab que valida alta performance de impacto da organização;
• Sistema B: organização não-governamental que representa o Movimento B na América Latina.
Em suma, dentre uma das atividades mais importantes do Movimento B está a promoção da certificação de organizações com práticas de alto impacto positivo no meio ambiente, governança e no lado social das empresas. Através de uma ferramenta denominada BIA (B Impact Assessment), a certificação mede como as operações da sua empresa e o modelo de negócios impactam sua governança, trabalhadores, comunidade, meio ambiente e clientes. O processo acontece com o preenchimento de um questionário (gratuito) atrelado a estes pilares que avalia desde sua cadeia de suprimentos e materiais de entrada até suas doações de caridade e benefícios para funcionários.
A certificação B vai além do nível de produto ou serviço.Trata-se de uma única certificação que mede todo o desempenho social e ambiental de uma empresa. Importante ressaltar que um negócio de impacto precisa operar na lógica do mercado tendo, pelo menos, 75% da sua receita proveniente do seu modelo de receita e não do capital filantrópico; ter intencionalidade de resolução de um problema social ou ambiental ao core business, dentre outros
No site do movimento, estão algumas empresas certificadas, mas podemos citar aqui no Brasil empresas como: Reserva, Natura, o Grupo Gaia, Movida, Mãe Terra, Dengo, Cia-Hering, rentcars.com, Vox Capital, Danone, Fazenda da Toca, Amata, dentre outras.
Se quiser trazer o seu negócio para um novo patamar e mentalidade, após um trabalho de cultura e letramento com a alta direção, não hesite em levar essa proposta para o seu negócio.
Ouça a rádio de Minas