Gratidão

Agradecer é dar; ser grato é dividir. A gratidão é dom , é partilha , é amor.
A gratidão é uma experiência de agradecimento, que envolve notar e valorizar as coisas positivas da vida. A palavra gratidão tem a sua origem no latim “gratia” que significa “graça”.
Aproveitemos este momento para agradecemos o dom da vida: em uma posição confortável, com as mãos apoiadas sobre as pernas feche seus olhos perceba sua respiração. Observe como o ar entra e sai de suas narinas, perceba as batidas de seu coração e agradeça por este momento, pela dádiva da vida. Agora abra os olhos. Esta vivência propicia o bem-estar e o agradecimento por nossa existência.
“A gratidão é a memória do coração.” (Antístenes)
A gratidão é transformadora. Amplia a nossa perspectiva de ver as situações do nosso dia a dia de forma generosa e positiva. Todos os dias nossa vida é abundante de bênçãos que, às vezes, nos passam despercebidas.
Pare um pouco e reflita: desde o momento que acordei quais foram as bênçãos recebidas? Respirar, ver, ouvir, saúde perfeita, comida na mesa, família, a casa onde moro. Que coisas mais me fazem sentir grato (a)?
Reconhecermos o valor e o significado dos aspectos positivos da vida traz alegria e felicidade. Vamos celebrar a vida!
“A gratidão é não apenas a melhor das virtudes, mas a mãe de todas as outras.” (Cícero)
A gratidão estimula a reformulação de nossos pensamentos frente às experiências negativas buscando pontos positivos nas mesmas possibilitando um melhor manejo e entendimento da situação.
“Seja agradecido pelo que você tem e acabará tendo mais. Se você se concentrar no que você não tem, nunca terá o suficiente.” (Oprah Winfrey)
O hábito de agradecer diariamente pelo que tem e valorizar o que tem reforça o lado bom das conquistas e fortalece você para novas experiências e desafios.
Após estudos, Robert Emmons, cientista que estuda os efeitos da gratidão na vida das pessoas constatou que a prática constante da gratidão traz diversos benefícios:
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Redução da depressão e do estresse;
- Maior entusiasmo, energia, otimismo e felicidade;
- Melhoria na qualidade de sono;
- Maior disposição;
- Diminuição da pressão arterial;
- Vida social mais ativa e prazerosa;
- Menor apego a emoções tóxicas, como rancores, ressentimentos, desilusões, medo e inveja;
- Menos queixas de dores e mal-estares;
- Redução significativa nas sensações de isolamento, in dequação e solidão;
- Proteção do nosso coração contra tristeza, amargura, frustração, angústia e ansiedade.
Fonte: Robert Emmons, PhD em Psicologia da Personalidade e autor do livro “Agradeça e seja feliz”
Práticas de Gratidão – O exercício contínuo da gratidão nos leva a reconhecer de forma positiva pessoas, fatos, situações passadas que foram fortalecedoras e fundamentais na nossa formação como ser humano.
Feche os olhos e pense nas pessoas que são importantes e você nunca as agradeceu por fazerem parte de sua vida. Envie mensagem ou ligue para elas e declare sua gratidão.
Diário da Gratidão – Separe um caderno e todos os dias ao acordar escreva dez bênçãos que já existem em sua vida e pelas quais você se sente grato. E em seguida escreva por que se sente grato por cada uma destas bênçãos. Releia e agradeça.
Pote da Gratidão – Deixe um pote com tampa em local de fácil acesso. Ao lado deixe um pequeno bloco de papéis e todos os dias escreva um agradecimento dobre e deposite no pote. Esses agradecimentos se tornarão lembretes para que, nos momentos mais difíceis, você lembre que existem coisas boas.
Boas lembranças – Medite diariamente, mentalmente vá a lugares que te marcaram positivamente e agradeça.
Ouça a rádio de Minas