Boas práticas no uso de garrafinhas e squeezes no trabalho

Em tempo de transformações sociais e comportamentais é natural nos depararmos com práticas que nem todos concordam. O uso das garrafinhas de hidratação é um destes fenômenos que alteram a dinâmica de convivência e vem recebendo críticas, a despeito dos benefícios.
Não é de agora que as garrafinhas e squeezes estão no dia a dia da população e nas mesas de trabalho. Em diversas ocasiões somos consultadas sobre o uso desses utensílios e questionadas sobre como utilizá-lo e se a prática compromete ou não imagem pessoal e profissional. A resposta varia conforme a situação, ambiente, ocasião… Por enquanto, ainda não se estabeleceu uma regra, vale o bom senso.
Quando foi que o uso de garrafinhas e squeezes se tornaram comuns em ambientes profissionais substituindo os copos para água? A popularização destes utensílios vem do final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Ganhou mais força na década de 2010 engrossando a corrente da sustentabilidade; da saúde e do bem-estar, com as garrafinhas se tornando símbolos de vida saudável; e com as empresas transformando o item em brindes personalizados, demonstrando estarem afinadas com o movimento.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Legado da pandemia
Com a pandemia de Covid19, as garrafinhas e squeezes se tornaram um adereço obrigatório, reduzindo o compartilhamento de copos e restringindo a contaminação. No entanto, seu uso em contextos profissionais pode ser interpretado de formas variadas, dependendo da situação e do ambiente em questão.
É prático. Todo mundo usa. Hidratação é fundamental. O planeta agradece. Essas afirmações estão entre as respostas mais rápidas para quem já aderiu à hidratação em qualquer ambiente. Faz sentido. No entanto, o hábito não precisa ser indelicado ou mesmo mal educado. Como assim? É fato que nem todas as pessoas fazem uso da garrafinha de forma educada, discreta e em silêncio. É comum estar ao lado de alguém que usa o squeeze ou a garrafinha como uma mamadeira. Ou seja, chupando o líquido ou tomando goles grandes o suficiente para que a deglutição seja ouvida pela pessoa ao lado.
Não há ainda uma etiqueta para isso. Não é “incorreto”. No entanto, assim como com qualquer acessório utilizado no espaço profissional, é importante pensar nas mensagens passadas, seguir alguns cuidados e garantir que seu uso seja adequado e não cause desconforto aos colegas. No geral, o uso de garrafinhas e squeezes no ambiente de trabalho em situações mais informais, como uma reunião de equipe ou uma conversa descontraída com colegas, é uma prática positiva, desde que feito com bom senso e consideração pelos outros.
Em um ambiente corporativo, especialmente em situações mais solenes, é sempre recomendável evitar comportamentos que possam desviar a atenção do que está sendo discutido. Além disso, em videochamadas, a presença desses itens pode fazer com que o ambiente pareça mais descontraído do que realmente se deseja passar, especialmente se a conversa envolver questões formais ou profissionais.
O copo de vidro, por sua vez, é mais sofisticado e transmite uma imagem de cuidado e respeito pela apresentação pessoal e pelo ambiente ao seu redor. Caso haja a opção de usá-los, seja em um escritório ou em casa durante uma videochamada, essa escolha pode ser mais adequada, pois traz uma sensação de refinamento e profissionalismo, além de não desviar a atenção.
Etiqueta à mesa de trabalho
Pequenos cuidados garantem que a hidratação contínua seja incorporada ao dia a dia profissional sem comprometer a etiqueta e o respeito ao ambiente corporativo. Confira:
- Escolha um modelo discreto – Garrafinhas e squeezes grandes e muito chamativos podem desviar a atenção em reuniões e interações profissionais.
- Mantenha a garrafa sempre limpa – Evite odores desagradáveis e a proliferação de bactérias.
- Beba com discrição – Evite gestos exagerados ou ruídos ao abrir e fechar a garrafa. Pequenos goles são preferíveis para não parecer distração.
- Reabasteça nos momentos certos – Se possível, encha sua garrafa antes de reuniões ou compromissos importantes para evitar interrupções desnecessárias.
- Evite colocar sobre documentos e teclados – Pequenos acidentes podem acontecer, então é recomendável manter a garrafa em um local seguro.
- Em reuniões online, procure manter a garrafinha fora do campo de visão da câmera e evite virar o fundo da garrafa para a câmera.
Ouça a rádio de Minas