Imagem & Comportamento S.A

Como conseguir consistência e coerência de imagem através das equipes

"Os dois conceitos precisam andar juntos e assim criar uma reputação e uma imagem reconhecidamente respeitável"

Quando falamos em imagem corporativa não estamos falando apenas dos recursos de comunicação visual oficiais, como logomarca, cores, fontes, materiais de divulgação, slogans, ambientes, campanhas ou da qualidade de produtos e serviços, atendimento etc. Falamos também da associação dos valores da empresa e de como eles são expressados em ações, comportamentos e mensagens pelas equipes.

Os empregados são embaixadores da marca. Quantas vezes já ouvimos essa afirmação? Inúmeras. É fato que as impressões, opiniões, comportamento e comentários de funcionários sobre seu trabalho e empresa servem de referência para a formação da imagem positiva ou negativa da empresa em que trabalham ou representam. Logo, a imagem corporativa interna irá impactar, para o bem ou para o mal, a todos que se envolvem com a marca.

Trata-se não só de consistência de imagem corporativa, mas também de coerência. Os dois conceitos precisam andar juntos e assim criar uma reputação e uma imagem reconhecidamente respeitável.

Por consistência entendemos as ações de marketing e comunicação que envolvem a marca. Por coerência, entendemos toda ação que esteja afinada, harmonizada, alinhada com os valores e as ações da empresa.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


E quem são os responsáveis por confirmar o que diz o marketing e a comunicação? De um lado, os consumidores e, de outro, os empregados, colaboradores e os diversos públicos que interagem com a empresa.

Para isso é preciso unir as ações de marketing e comunicação, ou seja, tudo que traz a consistência da marca, com a parte comportamental humana da empresa. A ideia é assegurar não só a uniformidade e a regularidade da marca em todas as plataformas e pontos de contato com o público, mas também, desenvolver uma comunicação verbal e não verbal, inclusive nos níveis hierárquicos mais altos, que reforce tais valores para os públicos, inclusive familiares e amigos.

Para que o sentimento interno positivo, a sensação de pertencer e integrar a empresa, se revele e afete a percepção do público sobre a empresa é preciso investir em treinamento e comunicação. Todos os funcionários, em todos os níveis hierárquicos, precisam compreender e incorporar a imagem corporativa em suas atividades diárias, garantindo a consistência e a coerência da marca.

Em outras palavras: a consistência cria uma imagem de marca reconhecível e confiável, enquanto a coerência assegura que essa imagem faz sentido e é percebida como autêntica e verdadeira. Os dois conceitos são essenciais para fortalecer a identidade da marca e construir uma relação de confiança com os consumidores.

Como os empregados ajudam a construir a imagem de uma empresa

  • Adesão às diretrizes da marca: Com uma apresentação pessoal conforme as diretrizes internas, seja com uniforme ou não. No uso de logomarca e materiais de comunicação conforme o branding.
  • Comunicação coerente: Adotando um tom de voz e mensagens de acordo com os valores e a missão da empresa em todas as situações e interações. Realizando o atendimento interno ou externo conforme os padrões estabelecidos pela empresa.
  • Cultura organizacional: Respeitando e cumprindo os valores e a ética da empresa, promovendo uma cultura corporativa positiva e promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e respeitoso.
  • Desempenho e qualidade: Realizando serviços e entregando produtos de acordo com os padrões da empresa. Atuando para melhorias e inovação.
  • Representação da marca em eventos e mídias sociais: Apresentando e referindo-se à a empresa de forma responsável, profissional e ostentando os valores da empresa em eventos.
  • Treinamento e desenvolvimento: desenvolvendo competências nas equipes que representam a marca e atualização constante das políticas e diretrizes da organização.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas