Como construir sua imagem profissional? Veja 4 fatores essenciais
Muita gente não se dá conta, mas a imagem que transmitimos às outras pessoas fala muito a respeito das nossas aptidões, jeito de ser, preferências, estilo de vida e personalidade. A imagem pessoal influencia até mesmo o conceito que a própria pessoa faz de si. São todos processos inconscientes, mas muito relevantes.
Não se trata apenas de beleza, de boa aparência (considerando os padrões midiáticos), tampouco de usar roupas caras. Estamos falando de atributos que revelam a imagem de um profissional:
- aparência apropriada a situações, funções, ocasiões;
- boas maneiras;
- comportamento pessoal respeitoso e adequado aos ambientes;
- e também o bom uso da linguagem verbal e não verbal.
O conceito de imagem pessoal é mais complexo do que a simples percepção da aparência de alguém. Ele envolve não somente aquilo que se vê, mas a sua conduta; a sua forma de tratar as outras pessoas; a maneira de expressar suas ideias, o seu jeito de falar; o seu jeito de se portar em determinados locais; o seu tom de voz; e por aí vai.
Logo, os elementos-chave da imagem pessoal e profissional são:
- comportamento;
- comunicação
- e aparência.
Com eles você constrói uma imagem de competência, liderança, simpatia, elegância, valor profissional.
Da mesma forma, pode refletir o oposto: sua imagem e comportamento podem demonstrar falta de capacidade, descaso com a empresa e com o trabalho, desinteresse no cliente e incompetência profissional.
Ou seja, cada gesto seu faz algum sentido para quem te observa, pois tudo isso é comunicação. Imagem é comunicação. Já sabemos que uma imagem vale mais que mil palavras.
Pense na imagem que gostaria que seus colegas, clientes e gestores tivessem de você. Você está alcançando esse objetivo? Se a resposta for “não sei” ou “não” é hora de repensar sua comunicação, afinal toda imagem transmite uma mensagem, e desejar ser compreendido faz parte da natureza humana.
Em uma organização, na relação com clientes, na busca de investimentos é essencial passar um recado claro de suas habilidades para conquistar confiança, respeito e admiração. Por isso, as cores e as formas que você decide usar devem estar em harmonia com seu corpo e com o que você pensa e fala. Essas escolhas podem fortalecer o seu discurso, ou podem simplesmente derrubá-lo.
E na empresa? Como fica? É importante alinhar as identidades e individualidades dos funcionários com a identidade e reputação que a empresa está construindo. Há sim um código de vestimenta e postura a ser seguido, através do qual todos possam falar a mesma língua, ou seja, estar alinhados em interesses próprios e coletivos para fazer parte do mesmo time.
A ideia de sucesso está associada à autoconfiança, à autenticidade e à credibilidade. O que se faz, fala e veste entre amigos e familiares têm mais flexibilidade do que o que se faz, fala e veste entre colegas e parceiros de trabalho. Ou seja, um profissional de destaque observa os códigos explícitos e implícitos do ambiente, da empresa, do cliente.
É claro que, para um profissional ter sucesso, ele depende da qualidade de seu trabalho, do seu conhecimento e da sua credibilidade. Mas quando esse profissional toma a decisão de seguir um código de conduta positivo, ele demonstra ter compromisso com a ética, demonstra ter uma postura responsável e, além disso, demonstra ter respeito com seus clientes, deixando clara sua visão, sua missão e seus valores.
O comportamento pessoal também envolve autoconfiança, habilidade para lidar em situações de crise, inteligência emocional e carisma pessoal. Sim, é verdade que profissionais que demonstram ter conhecimento das regras de conduta e etiqueta no meio corporativo muitas vezes são vistos de maneira diferente e são reconhecidos por isso.
No entanto, uma boa imagem pode não compensar um desempenho profissional fraco, mas é uma vantagem competitiva e que pode trazer uma série de benefícios e influenciar positivamente a carreira, resultando em promoções, convites para eventos de networking, integração a projetos futuros e maior competitividade geral.
Não podemos ignorar os números alarmantes da pesquisa da Page Personnel, realizada em 2018, que constatou que 9 em cada 10 funcionários contratados são demitidos pelo perfil comportamental.
Portanto, não podemos deixar de dar relevância a esses fatores que fazem parte da construção de uma imagem positiva:
- Atitude e Comportamento – como você pensa e age. Não basta estar com a aparência em dia e nem falar as coisas certas se você não age de acordo. As ações também geram impactos nas pessoas.
- Conversa e idioma – como você se comunica e envolve os outros. Saber o que dizer, quando e como falar é essencial para criar e manter bons relacionamentos.
- Linguagem Corporal – como você se apresenta, sua postura. O corpo também se expressa e saber usar isso a seu favor é fundamental para estabelecer um contato profissional e com bons resultados.
- Vestimenta – como você está vestido. Antes que possamos falar com alguém, a primeira coisa que observamos é a aparência, não é? Se ela não transmite a mensagem certa, fica difícil mudar a impressão negativa e encontrar as verdadeiras qualidades. No ambiente profissional, é a mesma coisa. Alguém pode até ser muito competente, mas se não transmitir essa imagem, provavelmente ficará para trás.
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