Imagem & Comportamento S.A

Emprego dos sonhos: como se sair bem na entrevista

Uma dúvida recorrente para quem busca emprego é como se comportar e o que vestir nas entrevistas com os empregadores; veja dicas

Uma dúvida recorrente para quem busca emprego é como se comportar e o que vestir nas entrevistas com os empregadores. Se esse processo já era difícil antes da pandemia, quando as regras eram um pouco mais claras, nos tempos atuais, com tantas transformações em andamento, ir para a entrevista de emprego, presencial ou online, e despertar a atenção do recrutador pode ser estressante para alguns e deixar os candidatos mais inseguros.

Como se preparar, o que vestir, como se comportar e o como responder às perguntas de praxe das entrevistas? As técnicas de recrutamento e de análise de perfil comportamental dos interessados também evoluíram para que cada novo empregado esteja alinhado com os valores e a cultura da empresa. Portanto, se você está diante do emprego dos seus sonhos, prepare-se para se destacar dos demais concorrentes.

A preparação começa por conhecer a empresa contratante, seus valores, dress code (código de vestir), políticas de relacionamento com o mercado e mesmo sua atuação para a sustentabilidade e práticas de governança.

O caminho para isso é o site da empresa, as redes sociais e notícias do setor. Conhecer também a expectativa da empresa para o cargo deixa o candidato mais preparado para a entrevista. Informação é primordial.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Entrevista de emprego

O recrutador vai querer saber da experiência e de como cada um poderá contribuir para o cargo almejado e para a empresa. Além disso, ele observará o perfil profissional, os conhecimentos e irá esclarecer pontos do currículo. Prepare-se também para questões que não estejam ligadas especificamente à competência, experiência e formação, mas à personalidade, ao jeito de cada um trabalhar e enfrentar pressões, compartilhar conhecimento e atuar em equipe.

Ter clareza de objetivos pessoais futuros é outro diferencial e suas respostas devem ser sinceras e coerentes com a sua personalidade.

Durante a conversa, os sinais não verbais também serão observados. Conversar olhando para o entrevistador e com segurança, mostra confiança. Sinais de insegurança e desconforto podem ser observados pelo movimento de ombros, cruzamento de braços, má postura na cadeira e mãos e pernas inquietas.

O melhor é manter a postura ereta e os ombros relaxados. Evite excessos de intimidade e de formalidade. Aceite o limite imposto pela situação.

Com que roupa?

Outro ponto fundamental é o que vestir na entrevista de emprego. A aparência do candidato irá influenciar a opinião dos recrutadores. A escolha da roupa também está relacionada ao segmento do negócio, ao cargo, à função, ao estilo pessoal e ao dress code da empresa. O cuidado ao se vestir para a entrevista é sinal de uma boa postura profissional.

Para entrevistas em empresas tradicionais, opte por uma roupa mais social e confortável. Nas organizações mais informais é possível ser um pouco mais casual e usar um jeans, por exemplo. Porém, aposte nas peças neutras. Para não errar, a referência é o dress code da empresa: verifique o site, as publicações internas e as redes sociais para entender como os funcionários se vestem.

O conforto é fundamental. As roupas devem te ajudar a manter uma postura relaxada e confiante durante a entrevista, então evite modelos que nunca vestiu. Em geral, o mais recomendado é o uso de cores neutras e clássicas, como preto, cinza, verde, azul marinho e branco, evitando cores muito chamativas. Quanto aos acessórios, opte pelos discretos, como um relógio clássico ou brincos médios e pequenos e evite exageros.

Além disso, considere o cargo para o qual está se candidatando. Para posições mais formais, como em finanças ou advocacia, opte por roupas mais formais. Em áreas criativas, um estilo mais casual pode ser apropriado. Roupas limpas e cabelos bem cuidados e higiene pessoal em dia (unhas, barbas, depilação, etc.) serão notadas.

Para empresas da área de engenharia, o dress code tende a ser mais casual, permitindo o uso de calças jeans e camisas polo ou camisetas, especialmente em ambientes de trabalho mais práticos e de campo. Já em empresas de tecnologia, o dress code é frequentemente flexível, com muitas equipes optando por roupas confortáveis como jeans, camisetas e tênis. No entanto, para entrevistas, é aconselhável optar por um estilo casual elegante, como uma camisa social, camisa polo e calça de tecido ou jeans escuro.

Em escritórios de advocacia e outras áreas do direito, a vestimenta é geralmente mais formal, exigindo camisas e calças sociais ou ternos para homens e roupas sociais para mulheres, como saias que cobrem os joelhos, calças de tecido e blusas sociais.

Em busca de uma entrevista perfeita para o emprego dos sonhos, saiba que nada é taxativo, não há uma regra fixa ou inflexível, no entanto, o comportamento educado, o tratamento polido, a linguagem correta e o cuidado com a aparência serão diferenciais para candidatos com as mesmas avaliações, competências e habilidades.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas