Imagem & Comportamento S.A

O papel da consultoria de imagem corporativa no branding

Veja 4 aspectos relevantes do branding associado à imagem corporativa

“Uma imagem vale mais que mil palavras.” Esse provérbio chinês, atribuído ao mestre Confúcio, ilustra perfeitamente a importância da comunicação não verbal. Somos seres comunicativos por natureza, e utilizamos a linguagem – um sistema de representações simbólicas, verbais, gráficas, icônicas, gestuais e sonoras – para interagir com os outros.

Independentemente de cultura, credo, classe social e raça, alguns símbolos são universais, como o sinal de positivo com o polegar, o coração como representação do amor e a cruz como referência religiosa. No entanto, há um repertório não verbal e imagético que precisa ser desenvolvido, reforçado, relembrado e até ensinado a muitos adultos, seja por questões culturais ou mesmo pelo baixo desenvolvimento da percepção visual.

É também nesse campo de repertório imagético, estudado pela semiologia, que atuam os profissionais de imagem pessoal e corporativa. Eles preparam seus clientes, sejam indivíduos ou empresas, para transmitir mensagens adequadas e estratégicas sobre si mesmos. Esse conhecimento tem se tornado cada vez mais essencial na formação do branding de uma marca, já que cada gesto, cor, expressão facial e corporal comunica algo sobre alguém ou sobre qualquer coisa.

E, quando se trata de uma marca, do meio corporativo, tudo importa. Nesse caso são observados aspectos além da programação visual e do design dos materiais de divulgação e aplicação da logomarca. O olhar do consultor de imagem profissional contribui com as escolhas de cores, do mobiliário (estilo e ergonomia), com a análise de pontos de vendas, o entendimento do perfil de público, o desenvolvimento dos uniformes, o aperfeiçoamento das práticas de atendimento, o desenvolvimento de comportamentos positivos, o clima organizacional e muito mais.

As agências de branding têm utilizado esse conhecimento com maestria para complementar suas estratégias de vendas e conquistar respeitabilidade e admiração para determinadas marcas. Por exemplo, uma empresa que se proclama sustentável deve demonstrar isso em suas ações. Imagine se os uniformes dessa empresa não fossem confeccionados de forma ecofriendly, ou se o acúmulo de papel fosse visível nas lixeiras dos escritórios. Tudo o que vemos e percebemos através das imagens transmite um ou mais significados, além de mensagens, conceitos, ideias e valores.

Assim como as pessoas, as empresas também possuem uma personalidade. Os empresários, gestores e executivos esperam ver essa personalidade refletida em seus produtos, atendimentos, serviços, equipes e ambientes. Esse é exatamente o papel da consultoria de imagem corporativa no branding: ajudar as empresas a criar uma identidade de marca coesa e atraente, alinhada com seus valores e objetivos a partir de comportamentos, atitudes e impacto visual.

A questão visual é tão relevante para as pessoas que um estudo da Adobe revelou que 38% dos internautas deixam de interagir com um site se o conteúdo ou layout não forem atraentes.

Nos últimos anos, as habilidades e expertises dos profissionais de consultoria de imagem têm sido fonte de informação e pesquisa, prestando serviços de apoio para empresas, agências e profissionais das áreas de publicidade, marketing e branding. Compreendeu-se que tudo o que envolve uma marca deve contar sua história e estar associado aos seus propósitos. Passamos da “importância do cliente” para “o que importa para o cliente”.

4 aspectos relevantes do branding associado à imagem corporativa

1) Identidade: O branding estabelece a identidade de uma empresa, criando uma imagem coesa e consistente que ressoa com o público-alvo. A imagem corporativa precisa dizer a mesma coisa, ou seja, apresentar para o público a verdade da empresa para que se cresça como uma marca forte e facilmente reconhecida e lembrada pelos consumidores.

2) Diferenciação: Em mercados saturados, um branding eficaz ajuda as empresas a se diferenciarem da concorrência. Com a imagem corporativa afinada ao branding e expressando a identidade da empresa os diferenciais de atendimento e relacionamento com os clientes ficam mais evidentes. Isso é particularmente importante em setores onde os produtos e serviços são similares e a diferenciação baseada apenas no preço é difícil.

3) Lealdade: A construção de uma identidade forte atrai uma base de clientes leais. Confiança, admiração, respeito são desenvolvidos associando a comunicação com os consumidores a uma identificação que gere uma conexão emocional o que levará a compras repetidas e a recomendação da marca a outros.

4) Valor: O branding pode influenciar a percepção de valor dos produtos ou serviços de uma empresa. Marcas bem estabelecidas podem cobrar preços premium, pois os consumidores associam a marca à qualidade e confiança. De acordo com estudos da McKinsey, empresas que investem em branding têm um aumento de 20% a 25% no valor de sua marca em comparação com aquelas que não o fazem.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas