Estratégia de imagem: pense antes de sair
Quando temos um evento importante, um dos aspectos que mais nos preocupa é decidir que roupa usar
ou como se apresentar. Ninguém vai para praia usando roupas pesadas, ao contrário, roupas leves,
maiôs que vestem bem são a prioridade. Quando você pensa dessa forma, está preparando uma ação
de imagem. Mas quando você raciocina que mensagem está transmitindo, você dá o primeiro passo
para traçar uma estratégia de imagem.
Ao longo dos anos temos trabalhado com profissionais, homens e mulheres, dispostos a agregar em seu
dia a dia estratégias de imagem que apoiem suas decisões e presença. A imagem pessoal reflete não
apenas quem você é, pode reforçar também seu propósito, mas acima de tudo pode valorizar ou
desvalorizar suas intenções. Andar bem vestido ou estar na moda é tarefa que um bom vendedor de
uma boa marca pode fazer.
Muito antes da consultoria de imagem se estabelecer, nos anos 50, nos EUA, ainda na Antiguidade, já
existia a preocupação com a aparência e o vestuário como forma de comunicação social. No Egito,
Grécia e Roma Antiga, a roupa, as cores e os adornos indicavam posição social e poder. Na Idade Média
e durante o Renascimento, o vestuário era regulado por leis suntuárias, que determinavam quem podia
usar o quê exercendo um controle direto sobre a “imagem”. Ou seja, a etiqueta e o dress code sempre
revelaram o poder ou a falta dele. E aqui, mais uma vez, não estamos falando nem de moda nem de
estilo, mas de informação.
A consultoria de imagem desde seu nascimento, nos anos 50 e ao longo de seu desenvolvimento a partir
dos anos 60, atua com algo mais do que a valorização da aparência. Trabalha para acelerar boas
impressões, firmar uma imagem positiva e contribuir para que cada pessoa se sinta bem, confiante, bela
e interessante. No ambiente profissional, a consultoria de imagem estratégica promove e realça valores
como competência profissional, força, coragem, credibilidade e acessibilidade. Ou seja, contribui para
que a percepção que as pessoas constroem venha a partir dos comportamentos, atitudes e valores
expressados e, não apenas da boa imagem.
Dito isso, reforçamos que a cada passo em busca de desenvolvimento pessoal, a conduta deve estar
aliada aos códigos de imagem e aos valores que cada um possui. Ou seja, vai sair? Tem alguma reunião
importante? Precisa ser reconhecido? Pense antes de sair, vista-se com estratégia e aja como tal.
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