Imagem & Comportamento S.A

Como participar das festas de fim de ano sem comprometer a sua imagem

As festas de fim de ano estão chegando... veja 7 sugestões para passar por elas sem comprometer seu comportamento na empresa

As festas de fim de ano estão chegando e encontram os profissionais em meio a emoções diversas. Um mix de sentimentos que varia da comemoração e alegria ao sentimento de “poderia ser melhor”, de ansiedade e exaustão pelo esforço empreendido para chegar até aqui.

Uma coisa é certa: vai ter confraternização, encontro, festinha, amigo oculto, decoração, corre-corre, sorteios, bonificação e Papai Noel. Tem profissionais comemorando, outros sentindo que foram injustiçados, outros aliviados, agradecidos, empolgados, realizados, frustrados…

Nesse momento do ano, as empresas iniciam os levantamentos para a prestação de contas, balanços, planejamentos, estabelecem novas metas e se preparam para as avaliações do período fiscal. Ou seja, a pressão para fechar o ano toma conta.

Contente ou descontente com seu desempenho, do setor ou da empresa, é importante para o profissional se integrar às atividades e festividades que estão por vir. As empresas aproveitam o momento para promover a integração das equipes. A confraternização com os colegas faz parte da tradição de fim de ano e é uma forma de finalizar um ciclo, seja ele positivo ou negativo.

A esperança e a possibilidade de fazer melhor no futuro brilha com a expectativa do ano novo. Só isso já justifica a parada de descanso, as festas e os encontros. É obrigatório participar? Não, mas é importante para as relações profissionais. É o momento de fazer networking e abrir portas em outras áreas dentro da empresa. É o momento de ser percebido de uma outra forma. É o momento em que a empresa investe no engajamento e em criar experiências positivas para seus colaboradores.

Sendo assim, como participar e se comportar e se divertir nas festividades empresariais? Seja da própria empresa, de fornecedores ou de parceiros de negócio, nas comemorações, como em todos os eventos, é fundamental ter atenção com o horário, o ambiente e o tipo de evento.

Por exemplo, em um restaurante para jantar há mais formalidade do que para um almoço. Neste caso, a formalidade e informalidade estão associadas ao horário e ao ambiente. O convite, geralmente, traz um pouco do que está sendo preparado e pode trazer sugestões de dress code (código de vestir) – fique atento.

As festas e encontros empresariais são situações distintas das reuniões familiares e entre amigos. Essa diferença precisa ser assimilada por todos, afinal, é um evento profissional. Importante lembrar: mesmo em um ambiente informal, é sensato manter certa discrição na forma de se vestir, sentar, comer, beber e, também, conversar.

7 sugestões para passar pelas festas de fim de ano sem comprometer a sua imagem no meio corporativo

1) O que vestir: Escolha a roupa considerando o horário, o local e siga o dress code (se houver). Evite expor o corpo com decotes, excesso de transparência, saias curtas e usar roupas muito justas, tanto mulheres quanto homens. Eventos diurnos são mais informais e os noturnos, mais formais. Em geral, as confraternizações empresariais são eventos semiformais. Opte por roupas que equilibrem conforto e elegância, pois isso ajuda a transmitir uma imagem de profissionalismo, mesmo em um ambiente festivo.

2) O que falar: Mantenha o sorriso e evite assuntos internos, como salários, desempenhos, erros, metas não alcançadas. Evite também temas que possam gerar polêmicas, como política, religião, futebol, sexualidade, entre outros. Não reclame da empresa, não critique os colegas, não se exceda em elogios e seja sincero. Comentários inapropriados podem manchar a sua imagem. Procure assuntos leves, amenos e de interesse geral. Fale de viagens, planos para as férias, hobbies, filmes, livros.

3) O que beber e comer: O principal cuidado é não exceder na bebida alcóolica. São inúmeros os vexames relatados de profissionais que foram parar nas redes sociais em situações das quais se arrependem. A imagem construída ao longo do ano pode ser manchada por alguma atitude desrespeitosa ou inadequada. Não beberique dos copos alheios e respeite as opções oferecidas pelo evento. Quanto à comida, em restaurantes onde o cardápio é livre, evite escolher os pratos e bebidas mais caros, demonstre bom-senso. Ao buffet, sirva-se com moderação e volte a ele quantas vezes desejar.

4) O que levar: Se estiver programado uma troca de presentes, como amigo oculto, leve apenas o que comprou. Não leve sua bebida favorita, se isso não foi combinado. Se tiver restrições alimentares, avise com antecedência aos organizadores. Se o evento é para adultos, não leve crianças. Para levar marido ou esposa, se informe com a organização.

5) O que fazer: Aproveite o encontro para conhecer melhor seus colegas, interagir com outros departamentos, conversar e se divertir. Networking é a palavra. Não se acabe na pista de dança, não exponha os colegas com insistentes apelos para aderir à rodinha que você criou, seja na mesa seja na pista de dança. Não faça fofocas. Receba e trate bem todos que se aproximarem. Não faça distinção de tratamento com subordinados e chefes. Seja legal, gentil e respeitoso com todos.

6) O que dar de presente: Se tem amigo oculto, não exagere. Procure se manter dentro do valor previsto para a atividade. Em geral, a brincadeira acontece dentro do próprio departamento, em encontros reservados. Se houver uma listinha de interesses e sugestões, use-a. Caso contrário, procure algo que se relacione com as atividades da pessoa fora do trabalho como livros e games.

7) Em última análise, a imagem e o comportamento dos profissionais nas festas de fim de ano refletem a cultura da empresa. Organizações que promovem um ambiente de respeito e profissionalismo esperam ver seus colaboradores se comportando de maneira condizente, mesmo em momentos de celebração. Portanto, ao se preparar para a próxima festa de fim de ano, lembre-se de que cada detalhe conta. A forma como você se apresenta e se comporta pode não apenas impactar sua imagem, mas também contribuir para a construção dela.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas