Identidade corporativa: você conhece a sua empresa?
Identidade e imagem corporativa são dois conceitos distintos. Identidade está relacionada às origens, aos valores, crenças e objetivos da empresa. Já a imagem está relacionada à percepção externa e interna do negócio.
No meio corporativo isso fica evidente quando a empresa se vê em meio a uma crise. A crise de identidade reflete a falta de clareza do negócio e pode ocorrer a partir de fusões, de troca de lideranças e de ações mercadológicas sem estratégia clara, seja de adaptação seja de inovação.
Já a crise de imagem está ligada a fatores e ocorrências negativas, como escândalos, acidentes, controvérsias, defeito em produto, envolvimento em ações ilícitas entre outros. São distintas e exigem estratégias distintas.
A consultoria de imagem corporativa é uma das estratégias usadas para apoiar o desenvolvimento e o fortalecimento das marcas a fim de evitar conflitos de comunicação e dar apoio à prevenção de crises. Através dos serviços de diagnóstico de imagem e comunicação, são realizadas análises que permitem nivelar o tom e o discurso que a empresa leva para seus públicos, nas redes sociais e nas mensagens comerciais e institucionais. Prada, BMW, Natura e Cielo são algumas marcas que contam com o apoio desses profissionais para a manutenção do seu branding.
A falta de visão e um posicionamento equivocado podem sair caro para uma empresa. Você deve se lembrar ou já ouviu falar da Kodak e do Yahoo!. Duas grandes marcas, ainda presentes no mercado, mas que se perderam em sua identidade e na conquista e manutenção de seu público. Elas se perderam também por desconsiderar sua essência.
A Kodak era líder de mercado quando o produto era o filme fotográfico ou uma câmera. Os dados da década de 70 mostram a empresa com 90% do mercado de filmes e 85% de câmeras nos Estados Unidos. Sua derrocada se deu com a ascensão da fotografia digital, a partir dos anos 80. Embora a empresa tenha desenvolvido uma das primeiras câmeras digitais, não se adaptou com agilidade ao movimento tecnológico e foi engolida pelo mercado. A empresa pediu falência em 2012 e até hoje está se reinventando.
Ao longo dos anos, o Yahoo! passou por várias mudanças de direção e tentou se reposicionar várias vezes, sem uma clara definição de identidade. Tentaram ser uma empresa de mídia, um portal de internet, uma provedora de e-mail e até uma plataforma de conteúdo. A falta de foco contribuiu para a perda de relevância. A fundação da empresa foi em 1994 e competia diretamente com Google, era considerada uma empresa de ponta e figurava entre as marcas líderes da internet. Inúmeras vendas, trocas de comando e falta de inovação tornaram a empresa irrelevante na internet e hoje com poucos serviços. Também aqui houve incerteza e falta de identidade.
As empresas que sobreviveram a crises, seja de identidade seja de imagem, foram ágeis em tratar os problemas e as dificuldades. Mantiveram planos de crise, alinharam as decisões e discurso de mercado, procuram atender as expectativas do setor, redefiniram missão, visão e valores da empresa e conseguiram envolver todos os níveis da organização no processo de reposicionamento.
A Apple trouxe o Steve Jobs de volta para criar e introduzir produtos inovadores como o iPod, iPhone e iPad; a Lego voltou a investir em brinquedos de montar e a Havaianas desenvolveu um branding associado a celebridades, revisou estratégias de mercado, implantou lojas próprias e foi fazer sucesso no mundo.
E você, conhece a identidade da sua empresa?
Conheça a identidade corporativa de sua empresa em 9 passos
Conhecer a identidade de uma empresa envolve entender sua missão, visão, valores, cultura e a maneira como ela se posiciona no mercado.
1) Diagnóstico: Faça uma autoavaliação honesta e envolva todos os setores da empresa para saber como essa identidade se manifesta e é percebida na empresa.
2) Documentos oficiais: Comece pelos arquivos. Verifique a missão, visão e valores declarados da empresa. A missão, visão e valores da empresa devem refletir sua realidade.
3) Comunicação: Analise como a empresa comunica suas mensagens. A empresa tem uma postura transparente, fácil, acessível, informativa e visível para todos?
4) Cultura organizacional: Entenda a cultura interna da empresa. A cultura da empresa deve estar em sintonia com a identidade. Treinamentos servem para alinhar e engajar as equipes.
5) Histórico e evolução: Conheça a evolução da empresa ao longo do tempo.
6) Consultoria externa: Uma visão de fora da empresa pode dar mais objetividade à análise. Na consultoria de imagem corporativa são identificados os “ruídos” de comunicação, de imagem e de estratégias aplicadas.
7) Envolva os funcionários: É fundamental que todos na empresa estejam alinhados com a identidade.
8) Planos de ação: Crie planos de ação sempre que houver mudanças.
9) Saiba ouvir: Mantenha canais abertos para receber feedback contínuo de funcionários e clientes.
Ouça a rádio de Minas