Imagem & Comportamento S.A

Imagem e comportamento como diferencial competitivo

Já sabemos que a maneira como os colaboradores se apresentam e se comportam no ambiente corporativo não é apenas uma questão de estética ou de etiqueta
Imagem e comportamento como diferencial competitivo

O mundo mudou. E agora? Depois de muita pesquisa e estudo, criamos uma trilha de treinamento para grupos empresariais dispostos a atualizar suas equipes e lideranças às novidades comportamentais que gradualmente chegam às rotinas das empresas com as novas gerações de profissionais e demandas sociais.

A nossa experiência e o aprendizado com equipes que já passaram pelo treinamento confirmam o que os especialistas em gestão de pessoas falam há tempos: o clima organizacional e as relações com os líderes moldam o desempenho corporativo. Integram essa relação uma série de habilidades, entre elas o aspecto subjetivo da aparência pessoal, personalidade, inteligência emocional e o tipo de liderança adotado, seja no chão de fábrica ou no escritório.

Já sabemos que a maneira como os colaboradores se apresentam e se comportam no ambiente corporativo não é apenas uma questão de estética ou de etiqueta. No entanto, muitas organizações e profissionais ainda negligenciam o poder da imagem pessoal e do comportamento profissional como pilares para o sucesso a longo prazo. Consideramos que treinamentos direcionados nesse campo podem transformar positivamente o clima organizacional, melhorar a comunicação interna e mesmo aumentar a produtividade.

Quando o tema é levado para o desenvolvimento individual, estudos publicados pela Harvard Business Review e Forbes, entre 2019 e 2024, mostram que imagem e comportamento são os fatores que mais impactam no desenvolvimento da carreira de executivos. Entre os fatores que impactam no crescimento dentro das corporações estão a imagem pessoal e comportamento profissional, a comunicação, o conhecimento técnico e competências específicas. Isso não que, no mundo corporativo, competências técnicas são pré-requisitos, enquanto imagem, comportamento e comunicação são diferenciais competitivos.

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A inteligência emocional está entre as dez habilidades mais valorizadas no mercado, especialmente no grupo dos chamados soft skills. No entanto, um estudo de 2019 da Harvard Business Review revelou que apenas 22% dos líderes entrevistados demonstraram domínio dessa competência. O levantamento também mostrou que apenas uma em cada cinco empresas considera-se considera emocionalmente inteligente. As demais reconhecem a importância do tema e expressam interesse em promover mudanças – mudanças que, inevitavelmente, passam pelas pessoas, independentemente de seus cargos ou funções.

A imagem que um colaborador, sendo ele um líder ou não, projeta no ambiente de trabalho –
seja por meio de sua aparência, postura, comunicação – representa também a imagem da
empresa. Profissionais bem preparados para lidar com essas questões transmitem confiança e
credibilidade tanto dentro quanto fora da organização. Para o RH, oferecer treinamentos sobre como alinhar a imagem pessoal com os valores da empresa não só fortalece a reputação externa da marca, mas também impacta diretamente na confiança e motivação da equipe interna.

Empresas que promovem workshops voltados para alinhamentos comportamentais, imagem pessoal, letramento, atualização cultural entre outros percebem um aumento na confiança dos colaboradores, o que reflete em uma melhor performance no atendimento ao cliente e no relacionamento com stakeholders (partes interessadas).

Treinamentos com foco em comportamento, autoconhecimento, estilo pessoal e profissional e inteligência emocional aumentam a coesão das equipes, diminuem conflitos e ajudam na adaptação de colaboradores a diferentes situações de trabalho, como desafios em equipes diversas ou feedbacks construtivos. Se a sua empresa oferece esses cursos, online ou presencial, faça, participe! É hora de evoluir e atualizar seus conceitos sobre si, sobre a empresa, o mercado e as relações de trabalho. Aumente sua competitividade, desenvolva novas habilidades, pois a imagem pessoal, quando alinhada com um comportamento ético, profissional, empático e colaborativo, se torna um fator essencial de aceleramento de carreira, de construção de reputação, de aumento da empregabilidade e da influência.

(Com assistência de IA)

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