Imagem & Comportamento S.A

Uma nova abordagem para a conduta empresarial

Conheça a nova coluna Imagem & Comportamento S.A, que vai abordar temas de interesse para executivos, C-levels e iniciantes na carreira
Atualizado em 4 de abril de 2024 • 16:09

Um movimento incrível acontece em todo o mundo e em diversas esferas, não apenas sociais, mas também econômicas e políticas. O pós-pandemia, considerando a partir de 2022, evidenciou que a sociedade está em processo de mudanças e em constante evolução. Essas mudanças trouxeram consigo novos modelos de trabalho e exigiram uma adaptação no comportamento profissional e pessoal dentro das organizações.

Desde que as empresas retomaram suas atividades presenciais temos observado uma crescente demanda por palestras e treinamentos voltados ao alinhamento de conduta e ao nivelamento do bom senso interno. Isso porque, depois de praticamente dois anos de trabalho remoto, os profissionais voltaram para os escritórios de forma mais informal na maneira de falar, se vestir e comportar-se, não apenas nas interações com colegas, mas também com clientes e com o mercado.

Uma geração de novos profissionais que iniciaram carreira em home office pode sentir dificuldades ao se inserir em um ambiente corporativo tradicional, desconhecendo os padrões e protocolos empresariais. Um reflexo do isolamento e das relações virtuais e domésticas que se estabeleceram nos últimos anos.

Diante das novas demandas, profissionais liberais, gestores e executivos de diversas áreas apontam algumas dificuldades em seu dia a dia. Entre elas está a busca e a necessidade de integração de equipes de faixas etárias diferentes até questões relacionadas à identidade, cultura e, também, à imagem pessoal decorrente da alta exposição nas redes sociais.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O comportamento é apontado como a principal causa de demissões no meio corporativo, segundo um estudo da Page Personnel. O entendimento da relevância do comportamento no ambiente de trabalho refletiu num boom dos serviços de imagem pessoal e profissional. A maioria interessada, não apenas em adequar seu estilo ao novo momento de vida e de carreira, mas também à compreensão das mudanças no ambiente de trabalho, à linguagem e às mudanças nas relações profissionais e humanas.

A coluna “Imagem & Comportamento S.A” pretende ser uma via de comunicação para apoiar e auxiliar cada negócio nesse momento de transição, ou seja, até que uma nova cultura empresarial se estabeleça. Partimos da nossa observação pessoal direta com clientes, empresas e de pesquisas que mostram como o meio empresarial está passando por este momento, que inclui também novas doenças profissionais, bullying, assédio

Diversos artigos e matérias jornalísticas nacionais e internacionais mostram os desafios que as empresas estão enfrentando no dia a dia quando os temas estilo e comportamento surgem. A flexibilização atual precisa ser debatida com transparência e clareza com as equipes que precisam saber o limite de cada empresa e o que se espera de cada uma das partes. As empresas não devem temer o que desejam daqueles que representam sua marca. Vale o dito popular, o combinado não sai caro.

Nossa abordagem pretende esclarecer e incentivar uma reflexão individualizada de cada segmento, indústria e empresa. Trata-se do desenvolvimento de uma cultura organizacional que considera a boa convivência, o desenvolvimento de um clima de trabalho saudável e, também, da etiqueta corporativa, da flexibilização de vestimentas, estilos e comportamento. Tudo isso impacta positiva ou negativamente na imagem pessoal ao representar um negócio ou a si mesmo.

O mundo mudou, para alguns especialistas trata-se agora de Mundo BANI (Brittle, Anxious, Non-linear, Incomprehensible), um universo frágil, ansioso, não linear e incompreensível. E, nesse mundo, não há nada definitivo, garantido e com verdades absolutas. No entanto, o quanto antes executivos, empresários e profissionais entenderem e aceitarem isso, menos difícil será essa evolução.

Logo, o momento exige uma nova conduta comportamental incluindo o entendimento do perfil de executivos em formação que chega às empresas sem cultura corporativa e que se mostra, às vezes, resistente a ela. Mas é preciso ter uma cultura corporativa, estabelecer uma conduta? Sim, a menos que se deseje que a referência do negócio não seja a marca ou a empresa, e sim as pessoas, que ali estão por ora, ou os bots de atendimento.

Neste espaço vamos falar e nos dedicar a acompanhar o que mudou e está mudando nas rotinas do mundo corporativo, na convivência dentro e fora da empresa quando se trata de profissionalismo. Fique à vontade para enviar dúvidas, questões, sugestões. Vamos pensar juntos! A coluna “Imagem & Comportamento S.A” é para quem está iniciando uma carreira e a vida no trabalho e para os executivos mais experientes, C-Levels e todos que se interessam pelo crescimento pessoal e por uma carreira de sucesso em um mundo em transformação.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas