Imagem & Comportamento S.A

A importância da autopercepção e da consciência da imagem para crescer na carreira

Como associar sua autenticidade, seu estilo e gosto pessoal à sua imagem corporativa? Confira aqui!
A importância da autopercepção e da consciência da imagem para crescer na carreira
Crédito: Reprodução Adobe Stock

A capacidade de um profissional reconhecer a sua imagem e entender como ela é moldada por suas
atitudes, comunicação e decisões vai impactar no sucesso da sua carreira. Dois pontos fundamentais
serão abordados aqui e farão diferença na forma como você se percebe. O primeiro é a imagem que
você tem de si mesmo e o segundo é como conciliar ou adequar essa imagem com o seu ambiente
profissional.

No processo da consultoria de imagem ajudamos os profissionais a se olharem, a se reconhecerem e a
identificarem como estão se apresentando social e profissionalmente. Convidamos a todos a ter uma
visão de 360 graus da sua aparência. Incentivamos a observação das linhas e formas das roupas,
modelagens, alturas, larguras, estampas, cores entre outros. Você também pode fazer esse exercício.

Ao atentar-se para esses aspectos surgirão diversas conclusões e tabus relacionados ao que vestir.
Alguns questionamentos são comuns a quem passa pelo processo de autorreconhecimento como o
entendimento das próprias dificuldades: a combinação de peças, o uso de poucas ou muitas cores,
excesso de modelos semelhantes e camisas que se tornam uniformes diários, são algumas. A atualidade
do guarda-roupa também é uma questão que deve ser levada em consideração e contribui para gerar
impressões positivas ou negativas do profissional.

Uma vez checados esses elementos, de forma sincera e livre de preconceitos, tem início a autoconsciência. Um exercício que desperta a observação de si e dos outros. Vale atentar-se também
para o próprio comportamento com os colegas e gestores e aproveitar para evitar posturas que possam
prejudicar a imagem. Simpatia e atenção com os colegas é outro ponto importante também , tanto para
lideranças jovens como maduras. Importante lembrar que o líder de uma área é a referência, mas nem
sempre ele está sintonizado com um dress code (forma de vestir) favorável à própria imagem ou da
empresa. Guarda-roupa avaliado e adequado ao seu estilo e morfologia é o momento de entender se
estão em sintonia com seu ambiente profissional.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Como associar sua autenticidade, seu estilo e gosto pessoal à sua imagem corporativa? Já adiantamos
que em alguns casos será preciso abrir mão de algumas práticas. Por exemplo, em uma empresa de
ambiente informal, se apresentar de terno pode criar distanciamento tanto com a equipe como com os
clientes, fornecedores e parceiros. Por outro lado, em uma organização que preza pela formalidade,
vestir-se de jeans, camiseta e tênis pode também te afastar de seus pares, passar uma imagem de
inadequação, de insegurança e até de incompetência. Ou seja, a primeira decisão é formalizar ou
informalizar um pouco o visual. É claro que em situações formais, em ambas as empresas, é preciso
seguir o dress code.

O relacionamento cordial e pequenas atitudes, como pontualidade, educação e respeito, também
contribuem para a construção de uma imagem sólida. A ideia é não destoar, mas sim destacar-se e por
isso o profissional que gerencia sua imagem pessoal e comportamental tem mais chance em manter-se
competitivo e alinhado aos valores do mercado e do trabalho atual. Lembrando que a maioria das
demissões no país acontecem por questões comportamentais e não por razões de competência técnica
(Page Personnel).

Gerencie sua imagem profissional

Considere o nível de formalidade da empresa. Em geral, no Brasil, as empresas são semiformais.
Combine elementos formais e informais de maneira equilibrada para expressar sua individualidade
sem comprometer o profissionalismo.
Observe seu guarda-roupa. Ele deve combinar com você, com a função e com o ambiente que você
trabalha. Caso contrário, faça os ajustes necessários.
Informe-se sobre a política de vestuário da empresa. Ela pode ser mais flexível do que você imagina.
Comporte-se sempre com educação, ética e respeito ao próximo.
Use uma linguagem adequada e fale corretamente o português.
Siga as orientações da empresa e os manuais de compliance e códigos de conduta.
● Saiba que: o que é aceito no ambiente social ou familiar pode não ser apropriado no ambiente
corporativo.

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