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Na janela do avião: o comportamento é o que sustenta sua imagem pessoal

Existe uma etiqueta para voar? Confira algumas dicas
Na janela do avião: o comportamento é o que sustenta sua imagem pessoal
Foto: Adobe Stock

O tema da vez é a mulher do avião. Jennifer Castro viralizou ao fazer valer seu direito de viajar no assento que comprou preterindo o desejo de uma criança que chorava pelo lugar. Sem esboçar reação, de fones de ouvido, a bancária foi filmada e questionada por uma passageira de falta de empatia.

O caso tomou proporções gigantescas na rede mundial e traz para nós, mais uma vez, a relevância do comportamento e da atitude na formação da imagem de uma pessoa.

O caso pode ser visto pelo lado de Jennifer, que ganhou adesão maciça dos internautas que a transformaram em uma celebridade nacional. Em uma semana ela ganhou mais de 2 milhões de seguidores nas redes socais e um bom cachê de publicidade de uma grande empresa de varejo.

O outro lado, que podemos observar, é o da pessoa (não foi a mãe da criança que filmou) que sacou o celular, tomou a defesa da criança e, claramente, tentou incitar o ódio e a violência com suas falas. A atitude revela invasão de privacidade e que, mesmo em defesa de uma causa, o desrespeito às regras, ao outro e ao espaço alheio não são bem vistos na sociedade.

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A autora do vídeo, Eluciana Cardoso, está sendo massacrada, criticada e alavancou haters de todos os lados. Nenhuma desculpa em rede nacional a salvou das críticas.

O ocorrido envolve questões como direito do consumidor, direito aeronáutico, psicologia infantil e maternidade, exposição indevida de imagem e o compartilhamento de conteúdo na internet.

Mais uma vez o comportamento e as regras de convivência foram fundamentais para que a Jennifer conquistasse apoio e admiração dos internautas. Ela não revidou e manteve-se impávida.

O mesmo ocorre em relação à Eluciana e sua filha, dona do perfil onde o vídeo foi postado inicialmente. O comportamento e suas falas na gravação a indispuseram com a população.

Existe uma etiqueta para voar? Foi a pergunta que veio logo nos directs. Sim, são as regras estabelecidas pelas companhias aéreas e as regras sociais de convivência harmoniosa. Confira algumas:

  • Respeite a fila de embarque, as preferenciais e ordem de chegada.
  • Os assentos são marcados no embarque, reservados ou comprados com antecedência. Logo, a troca de assento, seja para quem for, é uma decisão pessoal.
  • Bagagens de mão devem ser acomodadas corretamente acima do assento, sem prejudicar as demais bagagens. Qualquer dificuldade a equipe de bordo resolve.
  • Tamanho e peso da bagagem. As empresas aéreas têm suas regras de navegação e peso da aeronave. É preciso seguir tais recomendações sob o risco de ter que deixar pertences para trás.
  • Respeite as ordens de entrada na aeronave. Não corra ou acelere para ultrapassar os passageiros que estão à sua frente.
  • Use fones de ouvido sempre para acompanhar programas, músicas, filmes.
  • Se realmente precisar falar ao celular dentro da aeronave, use um tom de voz de moderado para baixo.
  • Converse em um tom que não incomode os outros passageiros.
  • No desembarque, aguarde sua vez de se levantar, pegar sua bagagem de mão e sair da aeronave.
  • Ceda passagem aos mais velhos, às pessoas com deficiência, famílias com crianças pequenas, pessoas com alguma dificuldade de locomoção.
  • Carregue sua bagagem pelo corredor sem esbarrar nos passageiros assentados ou a sua frente.
  • Na esteira, espere com paciência sua bagagem. Peça licença para pegar sua mala e seja rápido no processo.

Importante ressaltar que o comportamento é a parte que sustenta sua imagem pessoal e profissional. Não basta um bom visual, usar uma roupa legal, um cabelo bem cortado, sapatos e bolsas alinhados.

Sua postura corporal, o que você fala, como fala e se comporta nos ambientes revelam seu nível de educação, cidadania e respeito ao próximo.

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